TÉCNICAS DE REDAÇÃO: Segundo a tradição
I-
NARRAÇÃO
Narrar é contar um
fato, um episódio; todo discurso em que algo é CONTADO possui os seguintes
elementos, que fatalmente surgem conforme um fato vai sendo narrado:
Onde?
|
|
Quando?______FATO_____
com quem?
|
|
Como?
A representação
acima quer dizer que, todas as vezes que uma história é contada (é NARRADA), o
narrador acaba sempre contando onde, quando, como e com quem ocorreu o
episódio. É por isso que numa narração predomina a AÇÃO: o texto narrativo é um
conjunto de ações; assim sendo, maioria dos VERBOS que compõem esse tipo de
texto são os VERBOS DE AÇÃO. O conjunto de ações que compõem o texto narrativo,
ou seja, a história que é contada nesse tipo de texto, recebe o nome de ENREDO.
As ações contidas
no texto narrativo são praticadas pelas PERSONAGENS, que são justamente as
pessoas envolvidas no episódio que está sendo contado ("com quem?" Do
quadro acima). As personagens são identificadas (=nomeadas) no texto narrativo
pelos SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS.
Quando o narrador
conta um episódio, às vezes (mesmo sem querer) ele acaba contando
"onde" (=em que lugar) as ações do enredo foram realizadas pelas
personagens. O lugar onde ocorre uma ação ou ações é chamado de ESPAÇO,
representado no texto pelos ADVÉRBIOS DE LUGAR.
Além de contar onde,
o narrador também pode esclarecer "quando" ocorreram as ações da
história. Esse elemento da narrativa é o TEMPO, representado no texto narrativo
através dos tempos verbais, mas principalmente pelos ADVÉRBIOS DE TEMPO. É o
tempo que ordena as ações no texto narrativo: é ele que indica ao leitor
"como" o fato narrado aconteceu. A história contada, por isso, passa
por uma INTRODUÇÃO (parte inicial da história, também chamada de prólogo), pelo
DESENVOLVIMENTO do enredo (é a história propriamente dita, o meio, o
"miolo" da narrativa, também chamada de trama) e termina com a
CONCLUSÃO da história (é o final ou epílogo). Aquele que conta a história é o
NARRADOR, que pode ser PESSOAL (narra em 1a pessoa: EU...) ou IMPESSOAL (narra
em 3a. pessoa: ELE...). Assim, o texto narrativo é sempre estruturado por
verbos de ação, por advérbios de tempo, por advérbios de lugar e pelos
substantivos que nomeiam as personagens, que são os agentes do texto, ou seja,
aquelas pessoas que fazem as ações expressas pelos verbos, formando uma rede: a
própria história contada.
II
- DESCRIÇÃO
Descrever é
CARACTERIZAR alguém, alguma coisa ou algum lugar através de características que
particularizem o caracterizado em relação aos outros seres da sua espécie.
Descrever, portanto, é também particularizar um ser. É "fotografar"
com palavras. No texto descritivo, por isso, os tipos de verbos mais adequados
(mais comuns) são os VERBOS DE LIGAÇÃO (SER, ESTAR, PERMANECER, FICAR,
CONTINUAR, TER, PARECER, etc.), pois esses tipos de verbos ligam as
características - representadas linguisticamente pelos ADJETIVOS - aos seres
caracterizados - representados pelos SUBSTANTIVOS. Ex. O pássaro é azul.
1-Caractarizado:
pássaro
2-Caracterizador ou característica: azul
O verbo que liga 1 com 2: é
Num texto
descritivo podem ocorrer tanto caracterizações objetivas (físicas, concretas),
quanto subjetivas (aquelas que dependem do ponto de vista de quem descreve e
que se referem às características não-físicas do caracterizado). Ex.: Paulo está
pálido (caracterização objetiva), mas lindo! (Caracterização subjetiva).
III-
DISSERTAÇÃO
Além da narração e
da descrição há um terceiro tipo de redação ou de discurso: a DISSERTAÇÃO.
Dissertar é
refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema,
expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse tema. Dissertar,
assim, é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas
sejam compreendidas e aceitas pelo leitor; e isso só acontece quando tais opiniões
estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas, em suma: bem
ARGUMENTADAS (argumentar= convencer, influenciar, persuadir). A argumentação é
o elemento mais importante de uma dissertação.
Embora dissertar
seja emitir opiniões, o ideal é que o seu autor coloque no texto seus pontos de
vista como se não fossem dele e sim, de outra pessoa (de prestígio, famosa,
especialista no assunto, alguém...), ou seja, de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e
sem prolixidade ("encher linguiça"): que a dissertação seja elaborada
com VERBOS E PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e,
como já citado, fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.
Na dissertação, as
ideias devem ser colocadas de maneira CLARA E COERENTE e organizadas de maneira
LÓGICA:
a) o elo de
ligação entre pontos de vista e argumento se faz de maneira coerente e lógica
através das CONJUNÇÕES (=conectivos) - coordenativas ou subordinativas,
dependendo da ideia que se queira introduzir e defender; é por isso que as conjunções
são chamadas de MARCADORES ARGUMENTATIVOS.
b) todo texto
dissertativo é composto por três partes coesas e coerentes: INTRODUÇÃO,
DESENVOLVIMENTO e CONCLUSÃO.
A introdução é a
parte em que se dá a apresentação do tema, através de um CONCEITO (e conceituar
é GENERALIZAR, ou seja, é dizer o que um referente tem em comum em relação aos
outros seres da sua espécie) ou através de QUESTIONAMENTO(S) que ele sugere,
que deve ser seguido de um PONTO DE VISTA e de seu ARGUMENTO PRINCIPAL. Para
que a introdução fique perfeita, é interessante seguir esses passos:
1. Transforme o
tema numa pergunta;
2. Responda à pergunta
e obtém-se o PONTO DE VISTA);
3. Coloque o
porquê da resposta (e obtém-se o ARGUMENTO).
O desenvolvimento
contém as ideias que reforçam o argumento principal, ou seja, os ARGUMENTOS AUXILIARES
e os FATOS-EXEMPLOS (verdadeiros, reconhecidos publicamente).
A conclusão é a
parte final da redação dissertativa, onde o seu autor deve "amarrar"
resumidamente (se possível, numa frase) todas as ideias do texto para que o
PONTO DE VISTA inicial se mostre irrefutável, ou seja, seja imposto e aceito
como verdadeiro.
Antes de iniciar a
dissertação, no entanto, é preciso que seu autor:
1. Entenda bem o
tema;
2. Reflita a
respeito dele;
3. Passe para o
papel as ideias que o tema lhe sugere;
4. Faça a
organização textual (o "esqueleto do texto"), pois a quantidade de ideias
sugeridas pelo tema é igual a quantidade de parágrafos que a dissertação terá
no DESENVOLVIMENTO do texto.
Professora: ROSA
BELOTO
Comentários
Postar um comentário