O que você seria capaz de fazer no primeiro dia de aula para encantar seus alunos?
Título do Trabalho: Leco,
um menino medroso
O
primeiro dia de aula inaugura uma fase que pode ser vista como “boa” ou “ruim”.
Como já diz o ditado: a primeira impressão é a que fica; assim, de igual modo,
nós como futuro professores devemos elaborar uma calorosa recepção para nossos
alunos, afim de que eles se sintam motivados a voltar na próxima aula, não
vindo tristonhos e cabisbaixo, ou, muitas vezes com medo.
Por
tal motivo, fora-nos pedido a elaboração de uma aula inaugural realmente
encantadora, onde os docentes venham se admirar e sentir que a escola pode sim
ser um lugar empolgante e de grandes descobertas afinal.
Desta
forma, criar uma dinâmica diferente é muito importante, para tal, foi pensado
trazer um boneco, por nome Leco; ele também tinha medo do primeiro dia de aula
(com isso alguns alunos também poderão se identificar com ele, por também
possuírem este mesmo medo). Desta forma, alunos e professor interagirão com
Leco, contando-lhe histórias boas para que ele não me amedronte ainda mais.
Este
método pode ser levado até o ultimo dia de aula, ficando Leco em sala de aula
continuamente. De forma lúdica, o professor poderá criar várias circunstâncias,
dinâmicas e aulas envolvendo o boneco, afim de proporcionar um aprendizado
diferenciado para os alunos.
Tal
método pode ser aplicado desde a Educação Infantil até o 5º ano do Fundamental
I, somente adaptando a linguagem a cada faixa etária, criando com isso um mundo
novo e divertido durante o ano todo, não ficando preso apenas ao primeiro dia
de aula.
A seguir, criamos uma história
fictícia de um primeiro dia de aula usando o boneco Leco com alunos do 2º ano
do Fundamental I.
Professor: Alunos, este ano teremos um (uns)
aluno(s) novo(s) (se houver outros alunos novos também devem ser apresentados
antes do Leco). Bem, temos este garotinho, seu nome é Leco e ele tem muito medo
do primeiro dia de aula. Quem tem medo também? (o professor deve ouvir os
comentários dos alunos e, depois, prosseguir em seu relato). O que vocês fazem
para espantar o medo? Que conselho vocês podem dar ao Leco? (o professor reúne
os conselhos e os escreve na lousa, assim, sem perceberem, estarão treinando a
leitura e, posteriormente a escrita, quando o professor pedir para que os
alunos escrevam um pequeno bilhete para motivar Leco a estudar e perder o medo
deste dia).
Desta
maneira, poderemos criar várias situações usando este mesmo boneco interagindo
com os alunos de forma positiva e agradável.
Em
suma, podemos notar que uma aula mais voltada para o trabalho lúdico,
envolvendo “contação de histórias” e “faz de contas”, torna o ambiente escolar
mais receptivo aos alunos, criando, com isso, um mundo mais próximo à realidade
da criança.
Legal
ResponderExcluirMuito boa essa dinâmica
ResponderExcluir