Plano de Aula para o uso do Novo Acordo Ortográfico
Tema da Aula: Perdendo o Medo do Novo Acordo Ortográfico
Área
de Conhecimento: Língua Portuguesa
Turma
envolvida: Poderá ser trabalhada com qualquer turma, seja ela do Fundamental I, II e Médio (basta fazer as adequações adequadas a cada ano).
Tempo
Estimado: Aproximadamente duas aulas
1.
Conteúdo
O
conteúdo que será explorado pelos alunos, ao longo das aulas, será o do
conhecimento acerca do Novo Acordo Ortográfico.
Assim,
a ênfase maior será no trabalho lúdico o qual será realizado juntamente com os
alunos, a fim de que eles possam eternizar o tema proposto de forma mais
satisfatória.
2.
Objetivos
Nosso
objetivo educacional, primordial, é o aluno. Assim, nossa principal função é
que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura, e para isso é preciso que
existam propósitos definidos e auto atividade reflexiva dos mesmos. Sendo que a
aula se torne prazerosa, envolvente e que o aprendizado seja internalizado pelo
aluno.
Sabendo
isso, a autêntica aprendizagem ocorrerá quando o aluno estiver interessado e se
mostrar empenhado em aprender, enfim, quando estiver motivado. Desta forma, o
professor deverá apresentar o tema da aula de forma dinâmica, pois é sabido que
a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar, por
fim, aprender.
Em
suma, os objetivos desse plano de aula serão:
ü Levar
os alunos a pensarem o que significa de fato a palavra “ortografia” (etimologia)
e sua importância.
ü Entender
o Novo Acordo Ortográfico e seus objetivos.
ü Apontar
as novidades introduzidas pelo acordo, sendo eles: no alfabeto; na acentuação;
no emprego do hífen; o trema.
ü Realizar
um trabalho lúdico acerca do tema trabalhado neste plano de aula.
Assim, ao término
deste plano de aula, os alunos serão capazes de perceberem o quão fascinante e empolgante
pode ser nossa Língua Portuguesa, por conseguinte, nossa ortografia.
3.
Recursos
Para
a realização deste trabalho será utilizado os seguintes materiais:
ü Sulfite;
ü Grãos
de Feijão;
ü Saco
plástico.
4.
Etapas do Plano de Aula
Primeira Aula
a) Introdução ao Tema da Aula
Neste
momento, o professor apresentará o tema aos alunos. Isso deverá ser feito de
modo a causar curiosidade nos mesmos. Desta maneira, uma boa forma de
contextualização do tema é chamar-lhes a atenção e fazê-los refletir sobre o
tema apresentado: Perdendo o Medo do Novo Acordo Ortográfico.
O
professor deverá apresentar, de forma clara e sucinta, questão sobre:
ü O
que significa a palavra “ortografia”?
ü O
que é o Novo Acordo Ortográfico?
ü Quais
as mudanças?
Em
suma, eles não apenas terão explicações teóricas, mas verão realmente, na
prática, o que mudou com esse novo acordo – o que para os alunos é bem mais empolgante.
b) Desenvolvimento da Aula
Comece
a aula com algumas perguntas que irão instigar a curiosidade dos alunos, tais
como:
ü Quem
sente medo só em pensar em “ortografia”, e pior, ao pensar na “nova ortografia”?
Deixe
que eles pensem por uns instantes e parta para a próxima pergunta. Entretanto,
o professor ainda não deverá responder a nenhuma destas perguntas.
ü Vocês
sabem o que significa a palavra ortografia? Sabem para que ela serve, afinal?
Mais
uma vez eles vão pensar e vão dar suas respostas; apenas escute-as e não dê
nenhuma dica. Prossiga com mais perguntas.
ü Sabem
porque “inventaram” esse tal Novo Acordo Ortográfico?
Aqui
se fechará a rodada de perguntas e se iniciará as explicações a respeito do
tema da aula. A seguir segue o texto que deverá ser apresentado e explicado
pelo professor.
A
palavra “ortografia”, nada mais é do que a junção, ou soma, de duas palavras de
origem grega “orto” (ortw), com o significado de exato, direto,
reto e “grafia” (que vem da palavra
grega grafh) escrever; por
fim, ortografia significa a ação de “escrever direito/exato”.
E
falando de ortografia, podemos, depois de entender o significado desta palavra,
entraremos no assunto do tema da aula sobre o Novo Acordo Ortográfico.
Enfim,
o Acordo Ortográfico de 1990, assinado por oito países de língua portuguesa
(Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau. Moçambique, Portugal, São Tomé e
Príncipe e Timor Leste), teve a sua implementação no Brasil assim escalonado:
2009 – vigência ainda não-obrigatória; entre 2010 e 2012 – adaptação completa
dos livros didáticos às novas regras; a partir de 2013 – observância plena e
geral dos termos do Acordo.
Desta
maneiro, o Acordo tem como finalidade unificar a escrita do Português,
simplificar as suas regras ortográficas e, com isso, aumentar o prestígio
internacional da língua.
Com
isso, o que basicamente mudou com o Acordo é, sobretudo, a maneira de acentuar
algumas palavras, grafar outras, o desuso do trema, o emprego do hífen e a reintrodução
das letras “K, W e Y” ao alfabeto.
ü Quanto
à acentuação:
O
que Muda
|
O que permanece igual
|
Trema:
Não se usa mais o trema
na letra “u”, para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos “gue, gui,
que e qui”, tais como: aguentar, frequência, linguiça, etc.
|
O trema permanece nas palavras estrangeiras
e em suas derivadas, como por exemplo: Müller, mülleriano, Bündchen, etc.
|
Ditongos
abertos “EI” e “OI” de palavras paroxítonas
Os acentos, nesses casos, entraram
em desuso, tais como: ideia, apoia, etc.
|
Porém, continuam a ser acentuados os
monossílabos e as palavras oxítonas terminadas em “ÉIS, ÉU(S), ÓI(S)”, como podemos ver em: réis, céu, papéis, herói,
etc.
|
“I” e “U” tônicos depois de ditongos em palavras
paroxítonas
Não se acentuam mais “I” e “U” tônicos que aparecem depois de um
ditongo em palavras paroxítonas, como: baiuca, feiura, etc.
|
Entretanto, continuam a ser acentuadas
as oxítonas com “I” e “U” na
posição final depois de um ditongo; exemplo: Piauí, tuiuiú.
|
Lembrete: Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas, tais como: metáfora, neurótica,lágrima, etc.
Palavras terminadas em “EEM” e “OO(S)”
Não se usa mais o
acento circunflexo, tais como nos casos a seguir: leem, creem, doo, enjoo,
voos.
|
|
Acento
diferencial
Não se usa mais o
acento diferencial em membros de alguns pares: para, pela, pelo, polo, pera,
forma (opcional, para conferir clareza à frase).
|
Contudo, permanece o acento diferencial
nos pares: pôde/pode; pôr/por; têm/tem; vêm /vem. Derivados de “ter” e “vir” (mantém/
mantêm; convém /convêm; detém/detêm).
|
Presente do indicativo e do subjuntivo de “arguir”
e “redarguir”
Não se usa mais o
acento agudo no u tônico das formas rizotônicas do presente do indicativo e
do subjuntivo, tais como: arguo, arguis, argui, arguem, argua, arguas, argua,
arguam.
|
ü Quanto
ao emprego do hífen:
Caso
|
Usa-se
hífen
|
Não
se usa hífen
|
1. Geral
|
Diante da letra “h”:
anti-higiênico,
sub-humano, super-homem.
|
Com
os prefixos “des” e “in” quando o segundo elemento perde
o “h”, como em: desumano, inábil.
|
2. Prefixos terminados em vogal
|
Diante da mesma vogal:
contra-ataque,
micro-ondas,
anti-inflamatório,
semi-interno.
|
Diante de vogal diferente:
autoescola,
antiaéreo;
Diante de consoante diferente de r
e s:
anteprojeto,
semicírculo;
Diante de r e s: dobram-se essas
letras:
antirracismo,
antissocial,
ultrassom,
antessala.
|
2.1. Prefixos “pré”, “pró”, “sota”,
“soto” e “vice”
|
Diante de palavra iniciada por qualquer
letra:
pré-vestibular,
pró-europeu,
sota-capitão,
soto-mestre,
vice-rei,
vice-almirante.
|
|
2.2.
Prefixos “co”
|
Aglutina-se
em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por “o”:
coobrigação,
coordenar, cooperar, cooptar.
|
|
2.3.
Prefixo “re”
|
Aglutina-se
com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por “e”:
reeditar,
reescrever, reencarnar
|
|
3. Prefixo terminado em consoante
|
Diante de mesma consoante:
inter-regional,
super-realista.
|
Diante de consoante diferente:
intermunicipal, supersônico;
Diante
de vogal:
interestadual, superinteressante.
|
3.1.
Prefixo “sub”
|
Diante de palavra iniciada por “b”
ou “r”:
sub-base,
sub-raça, sub-região.
|
Subalimentação,
subchefe, subdividido, subprefeitura, subsalário, subunidade.
|
3.2. Prefixos “circum” e “pan”
|
Diante de palavra iniciada por m, n
e vogal:
circum-navegação,
pan-americano.
|
Circuncentro, circungirar, circumpolar, circunvizinhança.
|
3.3.
Prefixo “ad”
|
Diante de palavra iniciada por “d”
ou “r”:
ad-digital,
ad-renal.
|
Adjunto,
adjunta.
|
3.4.
Prefixos
“ex”,
“sem”,
“além”,
“aquém”,
“recém”
e “pós”
|
Diante de palavra iniciada por qualquer
letra:
ex-aluno,
sem-terra, além-mar, aquém-mar, recém-casado, pós-graduação.
|
|
4. Sufixos de origem tupi-guarani que
representam formas adjetivas, como “açu”, “guaçu” e “mirim”
|
Quando o primeiro elemento termina
por vogal acentuada graficamente ou quando a pronúncia exige a distinção gráfica
dos dois elementos:
amoré-guaçu,
anajá-mirim,
capim-açu,
Ceará-Mirim.
|
|
5.
Palavras sentidas como unidades
|
Quando se perdeu a noção de
composição da palavra:
girassol,
madressilva,
mandachuva,
pontapé,
paraquedas,
paraquedista
|
Segunda Aula
a) Atividade com os Alunos
Esta
aula será toda dedicada às atividades lúdicas para serem fixadas as regras
aprendidas na aula anterior.
Neste
momento o professor entregará as fichas do “Bingo Ortográfico” e explicará as
regras, que são as seguintes:
ü Os
alunos receberam uma cartela, juntamente com grãos de feijão e fichas
explicativas (estas fichas possuirão escritas as regras aprendidas na aula
anterior).
ü Em
seguida, o professor, com a ajuda de outro aluno, sorteará as palavras e este
aluno a escreverá na lousa.
ü O
aluno que tiver esta palavra em sua cartela colocará um feijão por cima da
palavra e lerá a regra que estão nas fichas.
ü Caso
mais de um aluno possua a mesma palavra, só valerá quem for o primeiro a
encontrar a regra que se enquadra na palavra e a ler em voz alta.
ü Vence
a competição quem cobrir todas as palavras com feijão.
5. Avaliação
De
acordo com o RCNEI (1998, p. 157):
[..]
a avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter o
processo de aprendizagem de cada criança, reorientar sua prática e elaborar seu
planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem
das crianças.
Mesmo
este sendo um trabalho realizado com o Ensino Fundamental II, podemos ressaltar
tal verdade para a aplicação da avaliação no trabalho ao qual realizamos.
Entendemos,
por avaliação que: como ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao plano
de aula, além de imprimir uma direção às ações dos educadores e dos educandos.
Contudo,
podemos dizer que a avaliação não pode ser um instrumento de exclusão dos
alunos, mas sim, favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno de
apropriar-se dos conhecimentos científicos, sociais e tecnológicos produzidos
historicamente e deve ser resultante de um processo coletivo de avaliação
diagnóstica.
Devemos
acompanhar as atividades e avaliá-las – tal procedimento nos levará à reflexão.
Concluímos que a avaliação – parte da necessidade de se conhecer a realidade
escolar – busca explicar e compreender criticamente as causas da existência dos
problemas, bem como suas relações e suas mudanças, se assim nos esforçarmos
para propor ações alternativas.
Entendemo-la
da seguinte maneira, sendo esta avaliação contínua, em que todos os exercícios
realizados em aula, além da participação do aluno em classe.
Assim,
é de suma importância que o professor a realize com atenção, fazendo anotações,
se necessário. Isso deve ocorrer, desde a apresentação do tema, durante as
perguntas feitas pelo professor, ou aluno, suas respectivas respostas, até a
finalização da explicação e realização das tarefas pertinentes ao tema abordado
durante as aulas.
Por
fim, o professor perceberá que, o aluno entenderá tão maravilhoso é trabalhar
com a ortografia, e, assim, será quebrado um paradigma de que a matéria de
Língua Portuguesa só possui temas chatos. O lúdico, com isso, será trabalhado
de igual forma, tornando a aula ainda mais atraente aos alunos.
6. Referência e Fonte
Tabela de
Acentuação Gráfica (Novo Acordo Ortográfico). Tabelas Objetivo, número 1.
Exemplos para a confecção de cartelas para o Bingo Ortográfico
Exemplos para a confecção de cartelas para o Bingo Ortográfico
ex-aluno
|
girassol
|
capim-açu
|
ex-aluno
|
enjoo
|
pré-vestibular
|
autoescola
|
abóbora
|
ideia
|
mágico
|
Piauí
|
desumano
|
super-homem
|
apoia
|
Müller
|
aguentar
|
linguiça
|
ideia
|
mágico
|
Piauí
|
pré-vestibular
|
papéis
|
herói
|
têm/tem
|
Bündchen
|
leem
|
fenômeno
|
pontapé
|
pan-americano
|
ultrassom
|
paraquedas
|
apoia
|
Parabéns pelo trabalho! ajudou-me muito. Obrigado.
ResponderExcluir