Plano de ensino de um Gênero - Texto Publicitário - Anúncio
Série:
7º
ano
Nível: Ensino fundamental II
Nome
da professora responsável: Fabiane Mathias F. Senday
Estudo realizado
mediante aos tipos de discurso sob a perspectiva da tradição e, através da nova
metodologia proposta por Bernard Schneuwly, ao qual aborda a importância da
aprendizagem –na escola – através de textos, pois a comunicação se dá a partir
desta prática – produção de textos orais e escritos. Entretanto, terá o
desenvolvimento da competência do aluno para o aprimoramento de seu desempenho
nas mais diversas situações de comunicação.
II.
Objetivos Educacionais:
Nosso objetivo
educacional é o aluno. Assim, nossa principal função, como educadores, é que
haja uma aprendizagem efetiva e duradoura, e para isso, é preciso que existam
propósitos definidos e auto atividade reflexiva dos alunos. Deste modo, a autêntica
aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em
aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior do aluno que
impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. Contudo, para nós, a importância
do ensino-aprendizagem.
1.
Aprimorar
o desempenho do aluno na produção textual oral e escrita, adequadas ao ensino
médio.
2.
Apontar
a eficiência da metodologia de Bernard Schneuwly, aprimorando a competência do
aluno para um melhor desempenho textual oral e escrito, tanto na vida como na
escola.
3.
Diferenciação
de Narrativas e outros gêneros literários – textos publicitários - anúncios.
III.
Capacidades a serem adquiridas:
Tais capacidades a
serem adquiridas são as habilidades do estudo do gênero proposto – conto –ao
qual desenvolve no aluno a verbalização parcial do processo de escrita. Com
isso, deve-se ensinar a ler e escrever.
IV.
Conteúdo Programático:
1º
Aula:
Conceito
de texto e tipologias textuais segundo a tradição no ensino de Língua
Portuguesa. Seguindo a ideia de anúncio.
2º
Aula:
Elaboração
de anúncios realizados pelos alunos. Estes deverão vender a si mesmo (ou seja,
falar de suas qualidades e defeitos. Não deverão colocar o nome no papel. Ao
final da atividade, cada aluno entregará o seu anúncio ao professor que, por
sua vez, os colarão na lousa. Ele sorteará o nome de alguns alunos que
escolherão um anúncio e o lerá para a turma, a fim de descobrir quem escreveu).
IV.
Quadro resumo:
DISCURSOS (FORMAÇÕES DISCURSIVAS/ DOMÍNIO
DISCURSIVO)
|
GÊNEROS DO DISCURSO/GÊNEROS
TEXTUAIS
|
JORNALÍSTICO
|
Notícia
|
Reportagem
|
|
Editorial
|
|
Crônica
|
|
Tirinha
|
|
Entrevista
|
|
LITERÁRIO
|
Conto/ Crônica
|
Romance/ Novela
|
|
Poema
|
|
Tragédia/ Comédia
|
|
Diário
|
|
Fábula/ Lenda
|
|
Epopeia
|
|
Biografia/ Autobiografia
|
|
ELETRÔNICO/DIGITAL
|
Chat/bate papo virtual
|
E-mail/endereço eletrônico
|
|
Blog
|
|
Banner
|
|
PUBLICITÁRIO
|
Anúncio
|
Cartaz
|
|
Panfleto
|
|
COTIDIANO
|
Conversação e seus tipos
|
Bilhete
|
|
Diário
|
|
Convite
|
Gostei do plano de ensino. Bem interessante!
ResponderExcluirEsse plano de ensino é muito divertido
ResponderExcluirExcelente
ResponderExcluirMuito criativo
ResponderExcluir