Plano de Aula de Produção de Textos - Origami - 7º anos
História
do origami
A palavra japonesa Origami é composta por dois
caracteres. O primeiro origami deriva do desenho de uma mão e significa
dobrar. O segundo, kami, deriva do desenho de seda e significa papel.
A palavra kami também significa espírito e Deus.
A história do Origami pode ser dividida em três
grandes períodos.
Durante o período Heian (794-1185) o Origami era um divertimento das classes altas, as únicas que podiam comprar papel, que era um artigo de luxo.
Alguns modelos em Origami foram introduzidos nas
cerimónias religiosas (Shinto). Os casamentos eram celebrados com copos de
saquê (vinho tinto) dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e
o noivo. As borboletas fêmea e macho, simbolizavam a união.
Os guerreiros Samurai trocavam, entre si, presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca. Os mestres das cerimónias de chá recebiam diplomas dobrados de forma especial. Depois de os diplomas abertos estes não podiam voltar à sua forma inicial sem se realizarem outras dobras no papel.
Hoje em dia ainda se utiliza a expressão “Origami
Tsuki” que significa “certificado” ou “garantia”, que funcionam como um selo de
qualidade, conferindo autenticidade aos documentos de valor. No Período
Muromachi ( 1338 – 1576 ) o papel tornou-se um produto mais acessível e o
Origami começou a ser utilizado para distinguir as diversas classes sociais,
conforme os adornos que as pessoas usavam.
O Tsuru é o
símbolo do Origami japonês e significa boa sorte, felicidade e saúde.
Inicialmente o Tsuru tinha
apenas uma função decorativa, sendo utilizado, por exemplo, nos quartos das
crianças. Mais tarde, o Tsuru foi associado às orações, sendo oferecido nos
templos, juntamente com orações para pedir proteção.
Atualmente, nas festas de Ano Novo, casamento,
nascimento e outras comemorações festivas, a figura do Tsuru está
presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes.
Veja o manual de instrução abaixo: |
Objetivos Educacionais
Nosso objetivo educacional é o aluno. Por
conseguinte, nossa principal função, como educadores, é que haja uma
aprendizagem efetiva e duradoura. Para isso, é preciso que existam propósitos
definidos e auto atividade reflexiva dos mesmos.
De tal forma, a autêntica aprendizagem ocorre quando
o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está
motivado. É a motivação interior deste que o impulsiona e vitaliza o ato de
estudar e aprender. Eis, para nós, a importância do ensino-aprendizagem:
1. Aprimorar
o desempenho do aluno na produção textual oral e escrita, adequadas ao ensino
fundamental II.
2.
Apontar
a eficiência da metodologia de Bernard Schneuwly, aprimorando a competência do
aluno para um melhor desempenho textual oral e escrito, tanto na vida como na
escola.
3. Diferenciação
de Narrativas e outros gêneros literários.
Neste trabalho, os alunos realizaram a sequencia
didática DESCREVER/PRESCREVER AÇÕES ou INSTRUIR (Manual de instrução).
Finalizamos este trabalho na construção de um lindo Mural, onde cada aluno colou seu origami e ensinou à turma como montá-lo.
Plano de ensino de Gêneros
Literários
Para o ensino de redação
CAPACIDADES DE LINGUAGEM
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GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS
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ARGUMENTAR
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Carta de reclamação/ Carta de solicitação
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Editorial
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Textos de opinião/ Texto expositivo etc.
|
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EXPOR
|
Artigo enciclopédico
|
Comunicação oral
|
|
Exposição oral
|
|
Resumo de texto expositivo ou explicativo
|
|
Diário íntimo
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|
Notícia
|
|
Relato de experiência
|
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NARRAR
|
Ficção científica
|
Novela
|
|
Romance
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Epopeia
|
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Biografia
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Autobiografia
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Lenda
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Fábula
|
|
Contos de fada
|
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DESCREVER/PRESCREVER
AÇÕES
ou INSTRUIR |
Regras de jogo
|
Receita
|
|
Regulamento
|
|
Manual de instrução
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