Introdução da criança ao Mundo da Leitura, Escrita e Segunda Língua Universal (Inglês)
1.
Introdução
Existem
duas visões básicas sobre a educação: A primeira diz que a educação é encarada
como necessidade social durante certo período de tempo, para se ter em mente um
pouco da capacidade e treinamento para o desempenho de determinado papel. A
segunda diz que a educação é um processo que dura toda a vida, relacionada com
a escola de uma forma paralela. Portanto, não é preciso fazer pesquisas e nem
perguntar para várias pessoas para saber o quanto é grande a importância da
escola na vida de qualquer pessoa. Por outro lado, é por todos reconhecido, que
os estudos em geral são essenciais ao desenvolvimento humano, assim como também
o são os estudos intermediários, tais como, palestras, vídeo conferências e
cursos extra-curriculares.
Acreditando
que a educação de uma criança, de um jovem e do adulto é um desafio constante,
e que isto enfrenta a necessidade de readaptações constantes e a assimilação de
novos instrumentos para interagir com seu tempo e seu meio. A escola pratica
uma pedagogia, na qual a capacidade didática e o talento do educador aliados ao
seu conhecimento técnico e maturidade profissional são os ingredientes
fundamentais para que se estabeleça uma aliança de aprendizagem nesse ideário
de ensino libertador e potencializados de um ser humano.
De
acordo com o site do “Guia de bebê”[1], a
pedagoga Kátia Ferreira Lima, pós-graduada em psicopedagogia, fala sobre o
significado do princípio da alfabetização que engloba o domínio da leitura e da
escrita. Ela enfatiza que esse domínio é na verdade a conclusão de um longo
processo.
A
pedagoga também fala sobre o processo de alfabetização que é bastante complexo.
Por isso, é importante que se respeite o período preparatório que dará à
criança o suporte necessário para que ela prossiga em seu aprendizado sem
apresentar grandes problemas. Uma criança sem o preparo necessário pode
apresentar durante a alfabetização dificuldades relacionadas à coordenação
motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis
com firmeza, unir as letras enquanto escreve, ou como posicionar a escrita no
papel. Pode ainda, ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos
grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos,
sendo que durante um ditado, não conseguem reproduzir as palavras ditas.
Podemos afirmar que em caso de ensino preparatório deficiente ou ausente,
poderão advir dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de
raciocínio lógico, além de obstáculos de ordem emocional. Outras conseqüências
oriundas deste tipo de deficiência escolar: complexos de inferioridade,
insegurança, medo de situações novas, medo de repreensões, medo de errar, de
não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina
e revolta, problemas de socialização, baixa auto-estima, e outros.
A
pedagoga fala também sobre a importância da necessidade do educador estar
sempre bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança, para poder enfrentar
as dificuldades que os processos de alfabetização irão lhe impor.
É
certo que as pré-escolas se preocupam somente com a alfabetização da criança,
mas é muito importante que a entidade se preocupe primeiramente com o
desenvolvimento do período preparatório, com a estimulação de todos os
pré-requisitos que já descrevemos. A escola não deve “pular” as etapas do
desenvolvimento, isso é extremamente prejudicial e trará conseqüências futuras
para a criança, nas áreas pedagógica, emocional ou social.
Um
dos aspectos que requer maior atenção por parte dos educadores é a dificuldade
que a criança tem de se desenvolver e de se inter-relacionar com os seus pares
quando chega à etapa da alfabetização. Para ser alfabetizada, uma criança
precisa estar madura para iniciar esse processo, pois o mesmo apresenta novas
etapas e desafios ainda desconhecidos para os alunos nessa fase.
Assim,
Apresentou-se para mim o desafio de elaborar um projeto de atividade de ensino.
Optei em elaborar um projeto de introdução da criança ao mundo da leitura e da
escrita, na segunda língua universal.
Com
base nos levantamentos realizados, considerando a necessidade e o interesse dos
alunos e até da comunidade, optou-se montar um projeto focando a educação e os
maiores desempenhos dos alunos na escola, assim como o potencial que se
representa uma didática atual e próxima das atividades lúdicas dos alunos.
Projeto
Integração – Introdução da criança ao mundo da leitura, na escrita e num
segundo idioma. Implantada, assim, na biblioteca daquele bairro. Onde haverá
salas que receberão crianças para tal fim, juntamente com profissionais
qualificados.
2.
Valores,
Missão, Objetivos e Meta
2.1 Valores
Respeito – Compromisso com os princípios
da escola, professores, pais e alunos interessados.
Comprometimento – Seriedade e propósito.
Qualidade – Parceria entre a nossa
equipe e a escola Oswaldo Aranha.
Ética e Responsabilidade Social –
Prestação de serviços sem fins lucrativos.
2.2 Missão
Valorizar os alunos interessados e
proporcionar o melhor resultado para o futuro de cada um.
2.3 Objetivo
Desenvolver
de forma eficaz os seguintes projetos: leitura, redação e língua inglesa.
2.4 Meta
Proporcionar ao aluno melhor qualidade
na leitura, na escrita e introdução à língua inglesa.
3.
Apresentação
do Projeto
O
objetivo central dos conteúdos veiculados nesta série corresponde à satisfação
dos alunos disponibilizando informações que permitam a integração no mercado de
trabalho. Pesquisando as maiores necessidades destes alunos procuramos um meios
de ajudá-los na melhor forma possível.
As
autoridades estão mais preocupadas com o ensino superior e esquecem-se da base
de letramento que deve ser trabalhado no nível fundamental e médio.
Como
futuros letrados queremos por meio deste projeto oferecer à esta classe, que
hoje se encontra “abandonada”, a educação de base para que a sua preparação
para o futuro seja eficaz.
Isso
só faz aumentar a relevância da escolha de uma escola que tenha clareza desse
desafio, que possa conjugar harmonicamente informação e desenvolvimento de
habilidades e competência, reflexão teórica e produção, preparação para o
exercício da cidadania e para a universidade, educação para o mundo do trabalho
e principalmente para a realização pessoal e a atuação social solidária, em
todas as suas múltiplas faces. Isso quer dizer que a grande maioria dos alunos
que completam o colegial não sabem o que fazer no futuro e muitas vezes não se
interessam em cursar a faculdade.
4.
Conceito
O Projeto Integração
“Introdução da criança ao mundo da leitura, da escrita e de um segundo idioma
universal”, tem por objetivo se preocupar com estas qualidades que são
essenciais para se dimensionar no futuro. Queremos proporcionar ao aluno a
melhor qualidade na leitura e o maior conhecimento possível na língua inglesa
que é conhecida como uma língua universal.
O ensino fundamental
definitivamente representa uma das fases mais importantes da educação formal.
Não podemos esquecer
que a introdução é dada quando o aluno entra na escola e começa a aprender a
estrutura da língua portuguesa e começa já a conviver com a segunda língua para
que possa acompanhar a evolução do mundo globalizado.
O projeto está dividido
em três disciplinas: leitura, redação e o inglês básico.
5. Leitura
Com eles descobrirão
novas formas de brincar, em que a sua imaginação é o elemento essencial.
Ler é uma atividade que
além de proporcionar às crianças grandes momentos de distração e prazer, as
enriquecerá como pessoas.
Os livros são
encontrados de todas as formas, cores e tamanhos: grandes, minúsculos, de
bolso, de cartão, de tela, de plástico, de papel reciclável. As formas
diferentes com que são produzidas ajudam a atrair os leitores. Há livros para
todas as idades: de contos para sonhar, de letras para aprender, com
autocolantes, com desenhos para colorir, com ilustrações gigantes cheias de
vida... Desde a sua humilde condição de clássicos até os mais vanguardistas. Um
livro é para toda a vida, e com ele a criança descobrirá o incrível mundo da
leitura.
Além disso, é nos
primeiros anos de vida que as crianças adquirem os hábitos mais importantes. Por
isso é fundamental desde o início contribuir para o seu gosto pela leitura. Um
gesto tão simples como ler um conto, pode ser a ponte perfeita para despertar o
interesse dos alunos e conseguir que esta paixão cresça com os anos.
Analisando a
importância da leitura, serão apresentadas cinco idéias para implementação da
leitura da forma mais interessante possível para que não cause o tédio.
5.1 O jogo das vozes
Desta forma aprendem a
identificar as diferentes personagens: os bons, os maus, os mais novos e os
mais velhinhos. O certo é que qualquer elemento criativo captará a sua atenção!
Nota: Para crianças de 0 a 8 anos.
5.2 Desenha a história
Apenas são necessários
lápis de cor, cartolinas e um narrador. O jogo consiste em que as crianças
representem as diferentes sequências do conto: o início, o clímax e o desenlace
final. Podem fazer o número de desenhos que quiserem, o importante é deixar
voar a sua criatividade.
Além disso, observando
os seus desenhos podemos aprender imensas coisas: o que mais chamará a atenção
será o maior desenho; o que menos lhe gostar será esquecido, ou figurará em
ponto muito pequeno; os alunos ficarão encantados de terem as suas próprias
ilustrações dos contos; para crianças de 3 a 8 anos; a partir dos 6 anos,
podemos propor-lhes que escrevam pequenos textos junto dos desenhos.
5.3 Fazendo teatro
É hora de abrir a arca
das recordações: um chapéu, umas luvas, colares de plástico, cintos, ou um
casaco. Qualquer roupa velha será o disfarce perfeito, um conjunto de maquiagem
infantil para acrescentar bigodes, uma cicatriz ou umas bochechas rosadas.
Agora representarão o seu conto favorito! Nota: para crianças de 5 a 8 anos. A
partir dos 7 anos também podemos sugerir-lhes que escrevam um pequeno guia para
adaptar a história do livro.
5.4 O super detetive
Pretende-se, com este
jogo, desenvolver à atenção das crianças, propondo-lhes que sejam “Super
Detetives”. O jogo consiste em procurar pistas secretas:
Podem ser cores,
palavras que comecem pela letra “A”, “B”, palavras no plural, no feminino, no
masculino, palavras que se escrevem com a letra “H”, podemos estabelecer um
limite de tempo ou de palavras, e no final pensar numa grande recompensa. Que
tal a sua sobremesa favorita? É fantástico para a ortografia, o vocabulário e a
linguagem!
Nota: Para crianças de 7
a 12 anos. Cada detetive deverá ter o seu próprio caderno de detetive e uma
caneta para poder anotar todas as pistas. Se vária crianças participarem cada
uma pode utilizar uma caneta de uma cor diferente.
5.5 Invente outro final
Nota: Para crianças com
mais de 5 anos. Este jogo não tem idade, e seguro que existem centenas de
finais para modificar.
Reflexão:
“A
leitura de um bom livro é um diálogo emocionante em que o livro fala e a alma
responde” (André Morais – ensaísta francês)
6.
Redação
A Redação tem como
finalidade avaliar a capacidade do candidato de produzir texto escrito,
considerando a organização do pensamento, a criatividade e o domínio do língua
portuguesa. Qualquer redação, por mais bem elaborada que seja, terá zero se
fugir ao tema proposto.
O aluno candidato
deverá reconhecer a existência da tipologia variada que compõe sua realidade e os
aspectos peculiares a cada modalidade. É claro que isso leva tempo para ser
desenvolvido.
Ao passar do tempo dos
estudos, os alunos já saberão identificar fatores de textualidade em diversos
tipos de textos, com também de estabelecer relações lógicas.
Fatores de textualidade
– Coesão e coerência é a parte fundamental para a redação. Nos períodos
básicos, esta função é praticamente irreconhecível para uma criança que não sabe a teoria.
Funções da linguagem.
Tipos textuais:
Narrativo,
Descritivo,
Expositivo-argumentativo,
Persuasivo,
Publicitário,
Informativo,
Resumo,
Resenha e
Carta.
Gramática – a análise
gramatical verificará a capacidade do candidato de reconhecer que a língua se
organiza em relações de equivalência (coordenação) e de dependência (subordinação)
em níveis lexical, oracional e textual.
Classes de palavras:
Ortografia e acentuação
gráfica.
Semanalmente vamos
trabalhar com atividade que montaremos ao decorrer das aulas ministradas e
conforme a deficiência de cada aluno. Essas atividades visam desenvolver
habilidades, produção de textos e reflexão linguística dos alunos. Esta
habilidade é adquirida a partir do momento em que o aluno começa a ler e a
conhecer outros vocabulários e construções de frases diversas. Além da
atividade, detalharemos os objetivos de cada proposta, apresentaremos uma grade
de respostas, e alguns comentários quando for o caso.
Esperamos um comentário
do professor ou orientador sobre a utilização dessas propostas em suas turmas,
para que possamos melhorar cada vez mais as atividades. Precisamos saber o que
deu certo e o que ainda pode ser melhorado.
7. Inglês
O domínio de um ou mais
idioma estrangeiro, sobretudo o inglês, é fundamental para a inserção em grande
parte dos campos profissionais e para a circulação pela cultura deste mundo de
fronteiras tênues.
A busca por um ensino
mais eficiente levou-nos a elaborar um projeto que pudesse ajudar os alunos na
leitura em inglês para o melhor desempenho em qualquer atividade que vier a
exercer no futuro.
A ideia do ensino da
língua inglesa é para ampliar os conhecimentos dos alunos, assim como
apresentá-los a uma nova cultura.
7.1
Programa
Didático
Unidade/
Título
|
Tópico
|
Funções
da linguagem
|
Estruturas
|
Vocabulário
|
Inter
Disciplinaridade
|
PCN
|
1. HI!
|
Cumprimentos e apresentações
|
Cumprimentar e
despedir-se; perguntar e responder o nome
|
My name’s Mary.
What’s your name?
|
Hi, Hello, Good morning, Good afternoon, Good bye, boy, girl
|
Arte/
Projeto:
Porta-retrato
|
Ética
|
2. MY
FAMILY
|
Membros da família
|
Apresentar a família
|
This is my family/This is my mother/father/ sister/brother.
|
Mother, father, brother, sister, baby, family
|
Arte/ Matemática
Projeto: Álbum de
fotografias
|
Ética
|
3. SCHOLL
OBJECTS
|
Objetos escolares
|
Identificar objetos
escolares
Contar
|
What’s this?
What is this?
A Pencil/
An eraser
|
School bag, book, pen, pencil, ruler, sharpener, eraser, pencil case,
Numbers: 1-6
|
Arte
Projeto:
Marcador de livros
|
Ética
|
4. FACES
|
Partes do rosto
|
Identificar partes do
rosto
|
What’s this?
It’s a nose.
|
Head, ears, eyes, nose, mouth, chin
|
Arte
Projeto:
Germinação de semente
|
Meio Ambiente
|
5. FRUIT
BASKET
|
Frutas e cores
|
Identificar frutas e cores
|
What color is it?
What color is the banana?
A/an
|
Apple, pear, banana, orange, lemon, , watermelon, pineapple, mango,
papaya, green, red, pink, blue, yellow, orange
|
Ciências
Projeto:
Móbile de frutas
|
Saúde
|
6. PETS
|
Animais domésticos
|
Identificar animais de estimação
|
A white cat.
A black and white dog
|
Pet, cat, dog, bird, turtle, fish, black, white, gray, brown
|
Arte/
Ciências/
Estatística
Projeto:
Máscara de animais
|
Sáude/Meio Ambiente
|
7. HAPPY BIRTHDAY
|
Festa de aniversário
|
Perguntar e responder a
idade/ Cumprimentar pelo aniversário/ Agradecer
|
How old are you?
I am... This is for you.
Thank you, Happy birthday.
|
Candle, cake, gift,card,ballons, friends
Numbers 7-10
|
Matemática/ Estatística
Projeto:
Quadro de idades
|
Ética
|
8. ABC
|
Alfabeto
|
Identificar o alfabeto em
inglês/ Soletrar palavras
|
Spell your name.
What’s your name? My name is… My friend is:
|
A,b,c,d,e,f,g…
|
Linguagem
Projeto:
Dicionário
|
Ética
|
8.
Considerações Finais
Após concluída essa
fase de planejamento, temos a firme convicção de que, uma vez implementado o
projeto em pauta, obteremos uma série de benefícios para o nosso crescimento
profissional de graduado em letras. Por outro lado, o desenvolvimento do que
aqui foi apresentado gerará um resultado positivo na área da educação infantil,
com reflexos diretos na escola e na comunidade envolvida.
A linha mestra deste
trabalho foi desenvolvida em cima de métodos didáticos modernos os quais
transcendem inclusive Piaget, motivo pelo qual é lícito esperar que o processo
educativo irá promover um envolvimento dos alunos tanto em atividades regulares
de aprendizagem escolar, como também contribuirá para sua formação afetiva,
social e cidadã.
9.
Bibliografia e Fontes de Pesquisa
PARO,
Vitor H. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1996, cap.1, pp. 29-62
PARO,
Vitor H. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1996, cap.1, pp. 69-197
PROC
– PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA. Disponível em:
http://www.proec.ufpr.br/desenvolvimento/desenvolvimento.html
UNICAMP
– CLIPING. Disponível em http://www.unicamp.br/unicamp/canal_aberto/clipping/maio2004/clipping040515_estado.html
IMAGINARIUM
– Momentos com os nossos filhos. Disponível em:
http://www.imaginarium.pt/vie/editorialreportaje.asp?aspidreportaje=50
JORNAL
DE POESIAS E PROSA. Disponível em:
http://www.revista.agulha.com.br/poesia.html
GUIA
DO BEBÊ – A importância da pré-escola. Disponível em:
http://www.guiadobebe.uol.com.br/bb5a6/a_importancia_da_preescola.html
BEENO AND FRIENDS.
Disponível em:
http://wps.ablongman.com/br_beenofriends_benozatti_1/0.9749.1652136-.00.html
[1] Para que
uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de
etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da
leitura e da escrita. Essas etapas compõem a chamada “fase pré-escolar” ou
“período preparatório”.
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