Prática Pedagógica: Leitura
Sequência Didática: Ensino
Fundamental II e Ensino Médio
Literatura
na escola - 6º ano
Conto de
Lewis Carroll
Introdução: Esta é a primeira de uma série de
cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o
Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver
a competência leitora;
desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do livro;
estabelecer relações entre o lido \ vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); conhecer alguns elementos básicos da narrativa; perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humor.
desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do livro;
estabelecer relações entre o lido \ vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); conhecer alguns elementos básicos da narrativa; perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humor.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador,
enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; verossimilhança na narrativa
de ficção; quebra de expectativa com efeito de humor.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material Necessário: Livro Alice no País das Maravilhas, Lewis
Carroll.
Literatura
na escola - 7º ano
Conto de
José de Alencar
Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material Necessário: Livro Cinco Minutos, José de Alencar.
Literatura
na escola - 8º ano
Conto de
José de Alencar
Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco
sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino
Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver
a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a
criatividade e o senso crítico;
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material Necessário: Livro A Viuvinha, José de Alencar.
Literatura
na escola - 9º ano
Romance
de Machado de Assis
Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco
sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino
Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver
a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a
criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido / vivido ou
conhecido (conhecimento de mundo); conhecer / exercitar alguns elementos
básicos da narrativa; discutir relações de diferença / discriminação.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador,
enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; conceitos de real e
imaginário; conceitos de Diferença, Tolerância, Sociedade no final do século
XIX e início do século XX, Preconceito, Discriminação e Enfoque no Realismo
Brasileiro.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material Necessário: Livro Dom Casmurro, Machado de Assis.
Sequência Didática: Ensino Médio
Literatura
na escola - 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Romance
de Mario de Andrade
Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco
sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino
Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.
Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver
a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a
criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido / vivido ou
conhecido (conhecimento de mundo); conhecer / exercitar alguns elementos
básicos da narrativa; discutir relações de diferença / discriminação.
Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador,
enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; conceitos de real e
imaginário; conceitos de Diferença, Cultura Brasileira, Sociedade no início do século
XX, Preconceito, Discriminação, Enfoque no Modernismo Brasileiro.
Tempo estimado: Cinco aulas.
Material Necessário: Livro Macunaíma, Mário de Andrade.
Comentários
Postar um comentário