Dom Casmurro - Traição ou Obsessão? - A dúvida que paira no final do Romance





       Em Dom Casmurro, a dramatização do ato de narrar é um dos componentes essenciais do enredo e da vida do protagonista. Tal dramatização consiste no seguinte: em vez de simplesmente escrever uma história, Machado inventou um personagem – um pseudo-autor – de quem nos é dado ver o ato de escrever o seu próprio romance. 
      Além de ser, também, entendido como uma autoanálise de Bento Santiago, sobrevivente único da estória. E por ser o único sobrevivente, não pode ser questionado por ninguém, pois todos já estão mortos. Há uma infinita e controversa opinião em questão ao adultério ter sido, ou não, ocorrido.  Assim, a duvida nos divide. 
     A história, de Dom Casmurro, tem como primeira chave, para tentarmos nos aproximar de seu enigma, a própria figura deste que, ao mesmo tempo a vive e a relata. Assim, trata-se de um velho solitário apelidado de Dom Casmurro – apelido dado por um rapaz que se aborreceu com Bento Santiago em um trem, por ter dormido enquanto aquele lia seus versos. 
      Por fim, a suposta “traição” de Capitu com Escobar pode ser caída por terra, ou não. Isso depende de cada ponto de vista. Talvez, possa não ter havido a “traição”, por se tratar de algo imaginado por uma mente doentia, insegura e ciumenta de Bento Santiago. Ou quem sabe o contrário! Tudo o que sabemos é que se trata de uma versão pessoal de acontecimentos dramáticos sujeita, portanto, as omissões voluntárias ou causais, e as deformações porventura preconcebidas, muito provavelmente, no interesse de uma defesa do narrador, perante sua própria consciência. Mediante ao que foi citado e a sua dedução pessoal: Qual a sua opinião sobre este fantástico romance machadiano? E você, acha que houve adultério, ou não?

Comentários

  1. Realmente Machado de Assis quis dar um mó na cabeça de seus leitores com esta eterna dúvida que gira em redor da questão da traição - ou melhor dizendo, suposta traição. Para mim, ele jogou uma culpa, que seria dela, em cima do amigo Escobar e da esposa Capitu! Conclui-se, o traidor fez-se de traido para sair bonito na história!

    ResponderExcluir
  2. Acho que não houve adultério por parte de Capitu...

    ResponderExcluir
  3. Creio que por Bentinho se sentir inferior e não conseguir viver com isso, jogou, realmente, toda a culpa que seria dele na esposa, como já foi citado no comentário acima!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas