Interpretação de Texto - Fundamental II





Uma pescaria inesquecível 
 
James P. Lenfestei 

 
Ele tinha 11 anos e, a cada oportunidade que surgia, ia pescar num cais próximo ao chalé da família, numa ilha que ficava em meio a um lago. A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas pai e filho saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes, cuja captura estava liberada. 

O menino amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. Logo, elas se tornaram prateadas, pelo efeito da lua, nascendo sobre o lago. 

 Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração, enquanto o garoto, habilmente, e com muito cuidado, erguia o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada. 

 O garoto e o pai olharam para o peixe, tão bonito, as guelras volvendo para trás e para frente. O pai, então, acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Pouco mais de 10 horas da noite... Ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada. Em seguida, olhou para o peixe e depois para o menino, dizendo: 

 — Você tem que devolvê-lo, filho!
 — Mas, papai, reclamou o menino. 
 — Vai aparecer outro, insistiu o pai. 
 — Não tão grande quanto este, choramingou a criança. 

 O garoto olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente a olhar para o pai. Mesmo sem ninguém por perto, sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Devagar, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. 
 
O peixe movimentou rapidamente o corpo e desapareceu. Naquele momento, o menino teve certeza de que jamais pegaria um peixe tão grande quanto aquele. 

 Questões: 

 1- Escreva resumidamente sua introdução. 

 Resposta: O amor pela pesca de um menino não era tão grande quando ao respeito que ele, ainda tão jovem, nutria pelo pai. Acima de tudo, sabia que o exemplo que seu pai passava-lhe era algo importantíssimo e sua índole intocável era algo que admirava. Um pai de ética, e de bom caráter e um filho obediente. 

 2- Retome a leitura do texto até o parágrafo: “Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como daquela noite”. 

 a. Se você fosse o pai, como agiria? Por quê? 

Resposta: Se eu fosse o pai agiria da mesma forma, porque ele estava seguindo as normas colocadas, ensinando ao filho a obedecê-las de igual forma, não agindo de forma errado. 

 b. Se você fosse o menino, o que faria? Por quê? 

Resposta: Agiria de igual forma, porque o respeito ao pai, principalmente às leis impostas é o que é mais importante. 

 3- Você deve ter deparado com o termo “ética” (s.f.), que, conforme o Dicionário Novo Aurélio significa: “estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Você deve ter percebido que a ética é uma questão de valor. Na sua concepção de ética, que valores estão envolvidos? 

 Resposta: Como ética é a questão de valores humanos, mediante as regras impostas pela sociedade. Notamos que está envolvida tal concepção quando o pai manda o filho devolver o peixe, pois ainda faltavam duas horas para a liberação da pesca; mesmo não tendo ninguém por perto, o pai usou de ética em seu ato.

Comentários

Postagens mais visitadas