Feira Cultural 2012: Sustentabilidade na Construção Civil- Colégio Objetivo





Fotos e Projeto 

da Feira Cultural

 
















Projeto


Justificativa

Este projeto tem como finalidade fazer com que os alunos desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só uma disciplina, mas todas no aspecto interdisciplinar.
O trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender, através da pesquisa.
Além disso, tal projeto tem a função de abordar um dos temas de suma importância sobre a Sustentabilidade. De tal forma, ficamos responsáveis pela sua implantação na Construção Civil.
 Nosso alvo será apontar a importância de um mundo mais consciente quanto ao seu meio ambiente, apontando assim, características de suma importância na Construção Civil.
Por conseguinte, baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o terceiro bimestre - elaboramos no presente projeto um plano de atividades que visa à apresentação dos trabalhos de forma lúdica com atividades que despertem em nossos estudantes, e visitantes, o interesse pela leitura não só como a busca de informações, mas também como fonte de diversão e prazer, assim como o conhecimento de elementos sustentáveis na Construção Civil.

1- Objetivos Gerais:

- Promover o conhecimento unindo a criatividade e a pesquisa ao aprender. A fim de, desenvolver a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os interessar-se pelas obras sustentáveis na construção civil.

1.1- Objetivos específicos:

- Envolver os alunos na apresentação de suas produções;
- Promover a leitura para todos os segmentos da comunidade escolar.

2- Público Alvo: O corpo docente e discente, assim como ao público em geral que virá nos prestigiar com sua presença, juntamente ao Colégio Monfort – Objetivo.

3- Disciplina: Língua Portuguesa (professoras: Fabiane Senday e Eliane Torres).

4- Recursos:
                                           
Recursos Humanos:

   Professoras de Língua Portuguesa
   Alunos (7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II).

Recursos Áudio Visuais:

  O uso de Televisão e DVD para apresentação de Documentários realizados pelos alunos.

Recursos Materiais:

  Papel Crepon
  EVA
  Folhas de isopor
  Tintas à base d’água
  Colas: para isopor e quente
  Isopor
  Papel cartão, ou cartolina
  Gliter e tinta guache
  Argila

5- Metodologia

Desenvolvimento de uma feira cultural, onde o tema será: Sustentabilidade. Ao nosso grupo ficou incumbido de apresentar algo sobre A Sustentabilidade na Construção Civil.
Portanto, construiremos, na sala de aula, exemplos de casas sustentáveis. Estas possuem um princípio: economizar de uma maneira onde o planeta seja poupado, mas que nem por isso nossa vida seja sacrificada em pouco conforto e comodidade. Assim, em nível de informação, mostraremos que, até mesmo o governo, recentemente, abriu uma linha de crédito de reforma e construção que possibilita a realização de um empréstimo pensando em mudanças sustentáveis como, por exemplo, aquecedores solares.
Outro elemento que apontaremos é quanto ao uso consciente da água, principalmente como economizá-las na hora do banho. Esquema como o abaixo ilustrado, onde notaremos como é fácil e rápido reduzirmos o uso de um elemento primordial para nossa existência – a água.
Em suma, a sala de aula se tornará um cenário eco eficiente, onde casas terão recursos totalmente sustentáveis. Estes são: economia de água, energia elétrica, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas