Interpretação de Textos: Ensino Médio - Informações Implícitas
• inferem informações implícitas;
• reconhecem elementos como o personagem principal;
• interpretam o texto com auxílio de elementos não verbais;
• identificam a finalidade do texto;
• estabelecem relação de causa e consequência, em textos verbais e não verbais; e
• conhecem expressões próprias da linguagem coloquial.
Outrossim, inferir informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos com intenção irônica, fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada de fábula e histórias em quadrinhos:
• interpretar textos com linguagem verbal e não verbal, inferindo informações marcadas por metáforas;
• reconhecer diferentes opiniões sobre um fato, em um mesmo texto;
• identificar a tese com base na compreensão global de artigo jornalístico cujo título, em forma de pergunta, aponta para a tese;
• identificar opiniões expressas por adjetivos em textos informativos e opinião de personagem em crônica narrativa de memórias;
• identificar diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (ex.: anáforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblíquos distanciados de seus referentes);
• reconhecer a paráfrase de uma relação lógico-discursiva;
• reconhecer o efeito de sentido da utilização de um campo semântico composto por adjetivos em gradação, com função argumentativa;
• reconhecer o efeito de sentido do uso de recursos ortográficos (ex.: sufixo, diminutivo, etc.).
Exercício
No 1º quadrinho, a fala do personagem pode ser substituída por:
(A) “Quer namorar comigo?”
(B) “Você é muito bonita para mim!”
(C) “Você é muito simpática!”
(B) “Você é muito bonita para mim!”
(C) “Você é muito simpática!”
(D) “Você é muito humilde!”
Resposta: (B)
Ótimo
ResponderExcluir