Plano de Ensino sobre Comunicação - 6º ano Fundamental II
Série: 6º ano
Nível: Fundamental II
Conteúdo Programático:
Aplicação das Aulas: Três Etapas (três a quatro aulas)
Etapa 1: Leitura do Texto.
Etapa 2: Assistir ao filme: O menino Selvagem – World Films.
Etapa 3: Responder ao questionário
como atividade complementar (valor 5 pontos).
Texto:
Se não houvesse
comunicação entre os seres humanos, a humanidade não teria alcançado o
progresso atual. Na verdade, viveríamos quase como os animais, pois o
conhecimento acumulado por um ser humano não seria transmitido a outro. Cada um
de nós teria de descobrir tudo de novo, desde as coisas mais simples, sendo
praticamente impossível acumular sozinho todo o conhecimento necessário às
descobertas mais complexas. Nunca teríamos inventado o rádio, o telefone, o fax,
o computador, etc. Possivelmente nem tivéssemos descoberto o fogo!
As pessoas sentem
necessidade e precisam comunicar-se para se desenvolverem como seres humanos. É
pela comunicação que fazemos os outros saberem das nossas necessidades e
sentimentos, aprendemos a falar e ler, recebemos informações e trocamos
experiências com os outros.
Há vários anos,
descobriram um menino que viveu até a adolescência no meio de lobos. Esse menino,
conhecido como Infante Selvagem,
vivia como os lobos: não falava, apenas emitia os mesmos sons que os lobos;
andava e alimentava-se como esses animais. Esse fato comprova que é necessária
a comunicação entre os seres humanos para que uma pessoa aprenda até as habilidades
mais simples.
A necessidade de
comunicação faz com que as pessoas vivam em grupos. As pessoas que vivem
completamente sós, isoladas numa montanha, por exemplo, são raras. Muitas vezes,
essas pessoas se isolam para entrarem em contato com si mesmas. Portanto, mesmo
nesses casos, ainda existia a vontade de comunicar-se.
Esse processo de
comunicação, que assegura que os seres humanos aprendam, troquem experiências e
conheçam os sentimentos uns dos outros, pode acontecer de diversas maneiras.
Podemos comunicar-nos
por meio de gestos, por exemplo:
ü Acenar
com a mão, significando “adeus”;
ü Balançar
a cabeça da esquerda para a direita, significando “não”;
ü Piscar
com um dos olhos, que pode significar muitas coisas, dependendo da situação.
Observe que os gestos
tem uma finalidade, que é de
comunicação. Já o piscar para lubrificar os olhos é feito de maneira mecânica. Não
constitui, portanto, um gesto. É apenas um movimento.
Podemos comunicar-nos
por olhares, que também podem ser gestos.
E, finalmente, podemos
comunicar-nos por meio de palavras, falando ou escrevendo.
Questionário:
1. Segundo o texto, a comunicação é necessidade para
os seres humanos ou é algo sem importância? Por quê?
2. Se os seres humanos não tivessem a capacidade de
comunicar-se, como as pessoas provavelmente estariam vivendo até hoje?
3. Cite duas maneiras de comunicação entre os seres
humanos.
4. A afirmação: “Em
toda a comunicação, existe uma finalidade”, é verdadeira ou falsa?
5. Assinale as situações descritas abaixo que
constituem atos de comunicação.
a. O
bebê levantando os braços e indicando, dessa forma, para sua mãe que quer estar
em seu colo.
b. Uma
pomba voando num bosque.
c. O
desenho de uma pomba em um cartão de Natal que um amigo envia a outro.
d. A
fumaça de uma fogueira em uma festa junina.
e. A
fumaça utilizada pelos índios para avisar seus companheiros que estão em
perigo.
f. O
aviso “alugam-se casas” afixado na
porta de uma imobiliária.
g. Uma
pessoa acariciando outra que gosta.
h. Uma
pessoa piscando ao sair de um ambiente escuro para um iluminado.
Respostas do Questionário:
1. A
comunicação é uma necessidade para os seres humanos porque permite a
transmissão de conhecimento.
2. Estariam
vivendo quase como animais. Cada ser humano teria de descobrir tudo de novo,
desde as coisas mais simples, sendo impossível acumular todos os conhecimentos
necessários às descobertas mais complexas.
3. Palavras e
gestos.
4. Verdadeira.
5. A; C; E; F
e G
Comentários
Postar um comentário