Interpretação de Poemas - 6º e 7º anos Fundamental II
Objetivos
- Compreender o papel das rimas e jogos de palavras na construção dos sentidos do poema.
- Interpretar poemas, levando em consideração os efeitos gerados pelas palavras.
Conteúdo
- Leitura de poemas.
Anos
6º e 7º anos.
Tempo estimado
4 aulas.
Material necessário
- Lápis de cor;
- Aparelho de som;
- CD "A arca de Noé", de Vinícius de Moraes (disponível em abr.io/download-musica);
- Letras das músicas "A casa", "O mosquito", "O Pato"
e "As Abelhinhas" (abr.io/musicas);
- Cópia dos poemas "A Farmácia", de Pedro Bandeira (abr.io/a-farmacia), e "A Caminhada", de Sidônio Muralha (abr.io/a-caminhada)
1ª etapa
Distribua entre os alunos as cópias dos poemas "A Farmácia" e
"A caminhada". Nessa etapa, o objetivo é chamar a atenção do aluno
para dois aspectos da rima: a construção do ritmo de leitura e o jogo de
palavras.
Leia os dois poemas e
pergunte qual dos dois permite uma leitura mais marcada e o que possibilita
isso. Em seguida, peça que os alunos identifiquem, com lápis colorido, as
palavras que rimam entre si. Logo após, abra uma discussão sobre o jogo de
palavras de alguns versos, tais como: "Nessa mata ninguém mata" (a
palavra "mata" tem o mesmo sentido nesse verso?), "com duas
patas de pata" (qual a diferença entre "patas" e
"pata").
Pergunte aos alunos
sobre a relação do título do poema com o verso "pata acolá, pata
aqui". Leve-os a perceber o jogo que o poeta faz com a palavra
"patinha", que ora é o membro inferior do animal ("seguida de
dez patinhas" - 2ª estrofe) e ora é o diminutivo feminino de pato ("e
cada patinha tem" - 3ª estrofe).
2ª etapa
Nessa etapa, o objetivo é levar o aluno a perceber, com clareza, como a rima e
os jogos de palavras contribuem para a construção do sentido com base no ritmo
que impõem à música.
Distribua a cópia da
letra da música "O Pato". Antes de colocá-la para tocar, pergunte
quem já a conhece e permita que eles leiam a letra da música. Após a audição,
divida os alunos em dois grupos para que façam uma leitura - isso vai deixar
claro para eles a marcação rítmica.
Discuta o
comportamento do pato e as suas consequências. Logo após, pergunte à turma:
será que o ritmo do poema tem algo a ver com o pato e com o seu fim? Peça aos
alunos que destaquem as rimas da primeira estrofe. Pergunte que efeito essa
rima imprime na primeira estrofe (eles devem concluir que as palavras
reproduzem o ritmo do andar do pato).
Em seguida, peça aos
alunos que marquem, com lápis de cor, as demais rimas do poema. Coloque a
música mais uma vez e peça aos alunos que percebem como Vinícius de Moraes
(1913-1980) muda o tom e o ritmo da voz para indicar a sequência de erros do
pato (a causa) e seu final na panela (a consequência). Eles devem concluir que
as rimas construíram um ritmo que mostra o andar do pato e sua sequência de
erros. Faça um registro da conclusão no quadro.
3ª etapa
Exponha no quadro a letra da música "A Casa". Explique aos alunos que
a atividade consiste em desconstruir as rimas. Cante a música com os alunos,
peça que eles destaquem as rimas e abra uma breve discussão sobre os sentidos
possíveis do poema: é uma casa real? Seria um poema para adultos ou para
crianças? Peça para eles justificarem a escolha com base nas palavras usadas
pelo autor.
Após essa discussão,
comece a reescrita do poema, retirando as rimas (por exemplo, substituindo
"nada" por "parede": era uma casa muito engraçada - não
tinha teto, não tinha parede). Feita toda a reescrita, peça que os alunos
cantem novamente e pergunte-lhes qual o impacto da troca das palavras na
sonoridade.
4ª
etapa
Nessa fase, o objetivo é colocar o aluno em uma situação concreta de produção e
de interpretação da rima. Exponha no quadro a letra da música "A
Casa". Explique para os alunos que será feita, coletivamente, uma versão
para a música com outro objeto, por exemplo, uma faca. Esclareça que devem
manter o ritmo e as rimas da música original. Assim, caso a versão seja "A
Faca", o início ficará como no exemplo abaixo:
Sempre amolada
Cortava tudo
Ficava nada
Essa atividade é um bom momento para trabalhar a consciência rítmica e a
escolha lexical para a construção da rima. A questão é mostrar ao aluno que não
é só rimar, mas selecionar palavras que se harmonizem em som e sentido à
proposta do poema. Terminada a versão, divida a turma em duplas e peça que
façam outra versão da mesma música, mas com outro objeto. Em seguida, peça para
cada dupla cantar ou declamar.
Avaliação
Distribua entre os alunos os poemas "O Mosquito" e "As
Abelhinhas" e peça que façam uma análise levanto em consideração os
efeitos gerados pelas rimas e pela escolha das palavras. O que se espera do
aluno é que :
- Relacione o ritmo imposto pelas rimas aos sentidos do poema;
- Explique - com trechos do poema - os efeitos gerados pelas rimas;
- Identifique expressões e jogo de palavras que contribuam para a construção
dos sentidos do poema.
Site de Pesquisa: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/literatura-escola-6o-ano
Ótimo trabalho
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