Interpretação de Textos: Ensino Médio - Informações Explícitas
Entendemos que, informações explícitas em texto dissertativo argumentativo indicam alta
complexidade linguística:
complexidade linguística:
• inferem o sentido de uma palavra ou expressão em texto jornalístico de divulgação científica, em texto literário e em texto publicitário;
• inferem o sentido de uma expressão em texto informativo com estrutura sintática no subjuntivo e vocábulo não-usual;
• identificam a opinião de um entre vários personagens, expressa por meio de adjetivos, em textos narrativos;
• identificam opiniões em textos que misturam descrições, análises e opiniões;
• interpretam tabela a partir da comparação entre informações;
• reconhecem, por inferência, a relação de causa e conseqüência entre as partes de um texto;
• reconhecem a relação lógico-discursiva estabelecida por conjunções e preposições argumentativas;
• identificam a tese de textos argumentativos com temática muito próxima da
realidade dos alunos, o que exige um distanciamento entre a posição do autor e a do leitor;
• identificam marcas de coloquialidade em textos literários que usam a variação linguística como recurso estilístico;
• reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gíria, de linguagem figurada e outras expressões em textos argumentativos e de linguagem culta.
• inferem o sentido de uma expressão em texto informativo com estrutura sintática no subjuntivo e vocábulo não-usual;
• identificam a opinião de um entre vários personagens, expressa por meio de adjetivos, em textos narrativos;
• identificam opiniões em textos que misturam descrições, análises e opiniões;
• interpretam tabela a partir da comparação entre informações;
• reconhecem, por inferência, a relação de causa e conseqüência entre as partes de um texto;
• reconhecem a relação lógico-discursiva estabelecida por conjunções e preposições argumentativas;
• identificam a tese de textos argumentativos com temática muito próxima da
realidade dos alunos, o que exige um distanciamento entre a posição do autor e a do leitor;
• identificam marcas de coloquialidade em textos literários que usam a variação linguística como recurso estilístico;
• reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gíria, de linguagem figurada e outras expressões em textos argumentativos e de linguagem culta.
Exercício
O Pavão
E considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d’água em que a luz se fragmenta, como em um prisma.
O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de
elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
(BRAGA, Rubem. Ai de ti, Copacabana. Rio de Janeiro: Record, 1996, p. 120)
No 2º parágrafo do texto, a expressão: ATINGIR O MÁXIMO DE MATIZES, significa o artista:
(A) fazer refletir, nas penas do pavão, as cores do arco-íris.
(B) conseguir o maior número de tonalidades.
(C) fazer com que o pavão ostente suas cores.
(D) fragmentar a luz nas bolhas d’água.
Resposta: (D)
Ótimo
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