Prática Pedagógica: Leitura






Sequência Didática: Ensino Fundamental II e Ensino Médio




Literatura na escola - 6º ano
Conto de Lewis Carroll

Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.

Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora;
desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
inferir as características do gênero conto e o contexto histórico e literário do livro;
estabelecer relações entre o lido \ vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); conhecer alguns elementos básicos da narrativa; perceber alguns efeitos estéticos da obra literária, principalmente aqueles que geram humor.

Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; verossimilhança na narrativa de ficção; quebra de expectativa com efeito de humor.

Tempo estimado: Cinco aulas.

Material Necessário: Livro Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll.







Literatura na escola - 7º ano
Conto de José de Alencar




Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.

Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.

Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.

Tempo estimado: Cinco aulas.

Material NecessárioLivro Cinco Minutos, José de Alencar.





Literatura na escola - 8º ano
Conto de José de Alencar

Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.

Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico;
estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo);
conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa (foco narrativo, tempo e espaço); discutir o papel da literatura como fonte de repertório para um imaginário mais rico.

Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, tempo e espaço; conceitos de real e imaginário; conceitos de tempo do enunciado e tempo da enunciação.

Tempo estimado: Cinco aulas.

Material Necessário: Livro A Viuvinha, José de Alencar.




Literatura na escola - 9º ano
Romance de Machado de Assis

Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.

Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa; discutir relações de diferença / discriminação.

Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; conceitos de real e imaginário; conceitos de Diferença, Tolerância, Sociedade no final do século XIX e início do século XX, Preconceito, Discriminação e Enfoque no Realismo Brasileiro.


Tempo estimado: Cinco aulas.

Material Necessário: Livro Dom Casmurro, Machado de Assis.





Sequência Didática: Ensino Médio

Literatura na escola - 1º ao 3º ano do Ensino Médio
Romance de Mario de Andrade

Introdução: Esta é a primeira de uma série de cinco sequências didáticas que formam um programa de leitura literária para o Ensino Fundamental II. Veja, ao lado, o conteúdo completo.

Objetivos: Estimular o gosto pela leitura; desenvolver a competência leitora; desenvolver a sensibilidade estética, a imaginação, a criatividade e o senso crítico; estabelecer relações entre o lido / vivido ou conhecido (conhecimento de mundo); conhecer / exercitar alguns elementos básicos da narrativa; discutir relações de diferença / discriminação.

Conteúdos: Elementos da narrativa: narrador, enredo, personagens, tempo, espaço e tipos de discurso; conceitos de real e imaginário; conceitos de Diferença, Cultura Brasileira, Sociedade no início do século XX, Preconceito, Discriminação, Enfoque no Modernismo Brasileiro.

Tempo estimado: Cinco aulas.

Material Necessário: Livro Macunaíma, Mário de Andrade.


Comentários

Postagens mais visitadas