Interpretação de Textos: A importância das Línguas



Atualmente são falados no mundo mais de cinco mil idiomas. Muitos desses idiomas podem desaparecer.
Uma língua morre quando não existe mais de um grupo que a utilize como principal meio de comunicação. Isso geralmente acontece quando um povo domina o outro, impondo a ele o seu idioma, ou quando um grupo se dissolve e as pessoas que falam a língua do grupo acabam morrendo sem transmiti-la a seus descendentes.
O desaparecimento de uma língua pode ser comparado à extinção de algumas espécies de animais e de plantas. Toda a humanidade sofre prejuízos.
Cada um dos idiomas pode mostrar tudo o que um povo aprendeu durante um longo tempo. Por exemplo, os esquimós vivem cercados de gelo – até suas casas são feitas de gelo. Para sobreviverem, tiveram de aprender muita coisa sobre o gelo. E descobriram que ele passa por várias modificações: apresenta vários estados em várias situações. Para cada um dos estados do gelo, foram dando um nome diferente. Por isso, enquanto nós temos apenas uma palavra para designar o gelo, os esquimós têm inúmeras.
Outros povos, como os índios, sabem muito sobre as palavras e as matas. Seus idiomas são repletos de palavras para expressar conhecimento. E – para ficar num só exemplo – utilizaremos esse conhecimento, poderíamos descobrir remédios para doenças até hoje incuráveis.
Muitas vezes, os índios, em contato com o homem branco, acabam por abandonar o seu idioma. Se as palavras da nova língua não forem suficientes e adequadas para expressar todo o seu conhecimento, muita informação deixa de ser transmitida.
Esses são só dois exemplos. Se você pensar que cada idioma expressa tudo o que um povo pensa, sente e descobre, pode perceber quanto conhecimento perdemos quando uma língua desaparece.

Exercícios

1.      Quantos idiomas são falados atualmente no mundo?

2.      Geralmente, em que situações uma língua deixa de existir?

3.      Por que o desaparecimento de uma língua pode ser comparado à extinção de algumas espécies de animais ou plantas?

4.      Quais os prejuízos para a humanidade quando uma espécie de animal ou planta se extingue?

5.      Por que os esquimós tiveram de aprender muita coisa sobre o gelo?

6.      Por que os esquimós têm tantas palavras para designar diferentes estados do gelo, enquanto nós utilizamos apenas uma?

7.      Por que os idiomas de tribos indígenas estão repletos de palavras para designar plantas e matas?

8.      O que pode acontecer quando os índios passam a falar somente a língua dos brancos?

9.      Por que toda a humanidade sofre prejuízos quando um idioma morre?

10.  No Brasil, ainda existem alguns grupos indígenas que vivem em reservas, conservando os seus hábitos e a sua língua. O que você acha que pode acontecer ser os índios brasileiros perderem o direito de viver nas reservas indígenas e forem obrigados a se integrar à cultura do homem branco?


Respostas:

1. Mais de cinco mil.

2. Uma língua pode desaparecer quando um povo conquista outro ou quando um grupo se dissolve.

3. Porque toda a humanidade sofre prejuízos.

4. Todo o equilíbrio do meio ambiente fica alterado, piorando as condições de vida no planeta.

5. Porque essa aprendizagem era necessária à sua sobrevivência, uma vez que vivem cercados por gelo.

6. Porque conhecem muito sobre o gelo.

7. Porque os índios conhecem muito sobre plantas e matas.

8. Sua língua nativa pode desaparecer e muito conhecimento se perder.

9. O conhecimento adquirido por um povo pode também perder-se com o desaparecimento da língua.

10.  Essa situação poderá provocar o desaparecimento de línguas que encerram vários conhecimentos acumulados pelos índios.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas