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quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Projeto: Eco Casa. A Casa do Futuro



1. Introdução

Os projetos auxiliarão a escola a desenvolver nos alunos: “[...] atitudes analíticas, reflexivas, críticas e atuantes diante das diversidades étnicas, sociais e culturais existentes na comunidade local em primeiro plano, mas abordando também a mesma problemática no âmbito do Brasil”. (NOGUEIRA, 2008, p.37)
Assim, entendemos que o projeto deve ser muito bem planejado. Desta forma, o professor, ao planejar deve:

ü  Implantar um processo de intervenção na realidade do aluno;
ü  Agir racionalmente;
ü  Ser contrário ao improviso; pois uma ação planejada é uma ação não improvisada;
ü  Pensar antes qual é o melhor caminho para chegar;
ü  Realizar um processo de tomada de decisões,
ü  Realizar um registro das decisões;
ü  Deve intervir na realidade.

E, enfim, entender que todo plano precisa estar aberto à emergência e ao imprevisível, pois não existe garantia para o planejamento total.
Enfim, falando sobre o projeto ao qual será trabalhado, percebemos que este é de suma importância para a sociedade em geral, não apenas para os alunos. A primazia de nosso projeto será apontar a importância de um mundo mais consciente quanto ao seu meio ambiente, apontando assim, características de suma importância na Construção Civil.
Além disso, conscientizar a todos sobre fatores de suma importância em nosso meio, tais como: economia de água, energia elétrica, entre outros.
Por conseguinte, nos será possível perceber que a organização das atividades neste presente projeto, permitirá que os alunos se relacionem com o objeto de ensino – a sustentabilidade – e, desta forma, avancem em seus conhecimentos, nesse caso, sobre: a natureza, ecossistema, sustentabilidade, equilíbrio entre o homem e meio ambiente, preservação da natureza, etc. Além disso, eles compartilham propósitos estabelecidos pelo professor. Isso deixa claro para eles os processos que têm de percorrer para realizar determinadas tarefas. Enfim, ao longo deste projeto, os alunos passarão por diversas etapas e, ao finalizá-las, poderão analisar o percurso e perceber tudo que foi aprendido – assim haverá uma assimilação produtiva entre teoria e prática, havendo uma melhor aprendizagem.




 2. Desenvolvimento do Projeto de Intervenção

2.1. Tema

O tema trabalhado será: Eco Casa, uma casa totalmente sustentável; conhecida, também, como a Casa do Futuro.
Para tal, os alunos construirão uma réplica de uma casa sustentável a partir de pesquisas, textos, dentro e fora de sala de aula.

2.2. Justificativa

Este projeto tem como finalidade fazer com que os alunos do 5º ano desenvolvam seu raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só uma disciplina, mas trabalhando a interdisciplinar – Disciplinas a serem trabalhadas: Língua Portuguesa; Ciências, História, Geografia, Artes. (Favorecendo a interdisciplinaridade).
Assim, compreendemos que o trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que vive.
Serão trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da curiosidade e o gosto de aprender, através da pesquisa.
Além disso, tal projeto tem a função de abordar um dos temas de suma importância sobre a Sustentabilidade.
Nosso alvo será apontar a importância de um mundo mais consciente quanto ao seu meio ambiente, apontando assim, características de suma importância na Construção Civil.
Por conseguinte, baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o terceiro bimestre - elaboramos no presente projeto um plano de atividades que visa à apresentação dos trabalhos de forma lúdica com atividades que despertem em nossos estudantes, e visitantes, o interesse pela leitura não só como a busca de informações, mas também como fonte de diversão e prazer, assim como o conhecimento de elementos sustentáveis na Construção Civil.



2.3. Situação Problema

Observando a realidade mundial, onde os recursos naturais cada vez mais estão escassos, veio-nos a ideia de trabalhar – por meio de intervenção pedagógica – com a elaboração de uma casa sustentável.
Com isso, trabalharemos temas que fazem parte do conteúdo programático de algumas matérias, sendo elas: Língua Portuguesa; Ciências, História, Geografia, Artes. (Favorecendo a interdisciplinaridade).
Por conseguinte, podermos solucionar as dificuldades referentes à temática: como viver sustentavelmente em harmonia com o meio ambiente.

2.4. Público Alvo

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, assim como ao público em geral (comunidade: pais, etc.) que virá nos prestigiar com sua presença, juntamente à escola.


2.5. Objetivos

2.5.1. Gerais

Promover o conhecimento, unindo, contudo, a criatividade e a pesquisa ao aprender, além do trabalho em equipe. A fim de, desenvolver a capacidade de questionamento e de investigação, fazendo-os interessar-se pelas obras sustentáveis na construção civil e, também, saber relacionar-se entre, de forma a realizarem trabalhos em grupo.

2.5.2. Objetivos específicos

  1.     Envolver os alunos na apresentação de suas produções;
  2.     Promover a leitura para todos os segmentos da comunidade escolar;
  3.     O conviveu em sociedade;
  4.    O entendimento sobre a importância da reciclagem e do cuidado com a natureza, da qual dependemos para nossa sobrevivência;
  5.    Com a construção de uma casa sustentável, os alunos entenderão a importância do reaproveitamento e, deixaram de lado o consumismo desenfreado que cerca nossa sociedade atual;
  6.   Além disso, os alunos, ao realizarem um documentário, verão na prática o conteúdo aprendido teoricamente em sala, e em pesquisas por eles realizadas.


Assim, ao término do presente projeto, os alunos serão capazes de perceberem que, muitas das vezes, aquilo que achamos e pensamos ser “lixo”, não o é, e pode ser utilizado de diversas maneiras – assim haverá uma maior preservação da natureza. Por outro lado, entenderem a importância da sustentabilidade no mundo atual.  

2.6. Embasamento teórico

Como embasamento teórico, trabalhamos com o próprio material de Ciências do 5º ano, além de consulta a sites que visam a sustentabilidade.

2.7. Percurso metodológico

O que envolver como caminhos a serem trilhados para alcançar os objetivos pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar, envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva).

Desenvolvimento de uma casa inteiramente sustentável, onde a ideia gira em torno da Sustentabilidade.
Portanto, construiremos, na sala de aula, exemplos de casas sustentáveis. Estas possuem um princípio: economizar de uma maneira onde o planeta seja poupado, mas que nem por isso nossa vida seja sacrificada em pouco conforto e comodidade. Assim, em nível de informação, mostraremos que, até mesmo o governo, recentemente, abriu uma linha de crédito de reforma e construção que possibilita a realização de um empréstimo pensando em mudanças sustentáveis como, por exemplo, aquecedores solares.
Outro elemento que apontaremos é quanto ao uso consciente da água, principalmente como economizá-las na hora do banho. Esquema como o abaixo ilustrado, onde notaremos como é fácil e rápido reduzirmos o uso de um elemento primordial para nossa existência – a água.
Em suma, a sala de aula se tornará um cenário eco eficiente, onde casas terão recursos totalmente sustentáveis. Estes são: economia de água, energia elétrica, entre outros.

2.8. Recursos
                                          
Recursos Humanos:

   Professores e Alunos (5º Ano do Ensino Fundamental I).

Recursos Áudio Visuais:

  O uso de Televisão e DVD para apresentação de Documentários realizados pelos alunos.

Recursos Materiais:

Papel Crepon
EVA
Folhas de isopor
Tintas à base d’água
Colas: para isopor e quente
Isopor
Papel cartão, ou cartolina
Gliter e tinta guache
Argila
Materias recicláveis diversos


2.9. Cronograma de atividades

Primeiramente, o professor apresentará o tema aos alunos. Isso deverá ser feito de modo a causar curiosidade nos mesmos.
Assim, uma boa forma de contextualização do tema é chamar-lhes a atenção e fazê-los refletir sobre o tema apresentado: Eco Casa. Para isso, perguntas deverão ser lançadas para entendermos os conhecimentos prévios que os alunos possuem.
O professor deverá, como intermediário, fazer com que os alunos visualizem as semelhanças e diferenças que há entre uma casa comum e uma sustentável.
Só depois deles esgotarem todas as possibilidades possíveis, o professor deverá guiá-los à proposta real do tema, sendo este a chave da proposta do projeto: uma Eco Casa é uma casa mais sustentável e permite a preservação dos recursos naturais, e, além disso, a economia de água e luz.
Desta forma, eles não apenas terão explicações teóricas, mas verão realmente, na prática, como isso funcionada – o que para os alunos é bem mais empolgante.
Por fim, este presente projeto será realizado, a priori, com o levantamento de pesquisas sobre reciclagem, sustentabilidade, meio ambiente, etc.
Em suma, após tais levantamentos, começaremos a divisão dos grupos, para assim elaborarmos as atividades necessárias, que poderão ser realizadas dentro e fora de aula.

2.10. Avaliação

De acordo com o RCNEI (1998, p.157), “a avaliação é um importante instrumento para que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança, reorientar sua prática e elaborar seu planejamento, propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças”.
Assim, é fundamental que o professor a realize com atenção e a todo instante. Desde a apresentação do tema, as perguntas realizas e respostas dos alunos, até a finalização da explicação e realização do tema. Enfim, a avaliação será desde o início ao fim. Visando o trabalho coletivo e individual.
Para isso, será anotado como ponto, que ao fim será somado, elementos como: coleta de material, pesquisa, montagem e apresentação.
Por fim, o professor deverá perceber que, ao final da aula o aluno foi capaz de: entender e apontar as diferenças entre reciclagem e sustentabilidade; saber que tanto nós, como o meio ambiente – natureza, animais -, necessitam um dos outros, além de precisarem de um habitat natural; perceberem que nós podemos diminuir os impactos ambientais com atitudes sustentáveis – no caso deste trabalho, na construção de uma casa sustentável.

3. Considerações Finais

Como nos é sabido, o tema da sustentabilidade está cada vez mais popular, não só em nosso pais, mas também no mundo, além da economia dos recursos naturais, além da economia de água e luz. Tal tema tem tudo a ver com a escola e, assim, com a educação, e na situação problema apresentada, repercutiu especialmente nas ações que envolvem as famílias e consequentemente a sociedade pata a realização de tal tarefa.
Segundo Nogueira (2008, p.30), o projeto abriga sonhos, vontade de realizar algo, impulsiona ações para que se consiga algo muito desejado. Portanto, o projeto é antecedido de sonhos, vontades, desejos, ilusões, necessidades, etc., fatores que servirão de impulsionadores ao ato de projetar.
Por conseguinte, baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante este projeto, sejam eles de pesquisa, montagem e coleta de materiais. Com isso, o professor será capaz de:

ü  Envolver os alunos do 5º ano na apresentação de suas produções;
ü  Promover o conhecimento unindo a criatividade e a pesquisa ao aprender. A fim de desenvolver a capacidade de questionamento, de investigação e oralidade;
ü  Promover a leitura e o conhecimento a todos os segmentos da comunidade e alunos da escola.

Assim, os alunos entenderão que a natureza, o planeta, depende de nós, e, de igual forma, nós necessitamos de seus recursos. Isso é um ecossistema sustentável, onde homem e natureza coabitem em harmonia e ajuda mútua.



4. Referências e Fontes

Apostilas do curso de Pedagogia da UNIP.

Sites de Pesquisa:




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