Projeto: Eco Casa. A Casa do Futuro
1.
Introdução
Os
projetos auxiliarão a escola a desenvolver nos alunos: “[...] atitudes analíticas, reflexivas, críticas e atuantes diante das
diversidades étnicas, sociais e culturais existentes na comunidade local em
primeiro plano, mas abordando também a mesma problemática no âmbito do Brasil”.
(NOGUEIRA, 2008, p.37)
Assim,
entendemos que o projeto deve ser muito bem planejado. Desta forma, o
professor, ao planejar deve:
ü Implantar um processo de intervenção na realidade do
aluno;
ü Agir racionalmente;
ü Ser contrário ao improviso; pois uma ação planejada
é uma ação não improvisada;
ü Pensar antes qual é o melhor caminho para chegar;
ü Realizar um processo de tomada de decisões,
ü Realizar um registro das decisões;
ü Deve intervir na realidade.
E,
enfim, entender que todo plano precisa estar aberto à emergência e ao
imprevisível, pois não existe garantia para o planejamento total.
Enfim,
falando sobre o projeto ao qual será trabalhado, percebemos que este é de suma
importância para a sociedade em geral, não apenas para os alunos. A primazia de
nosso projeto será apontar a importância de um mundo mais consciente quanto ao
seu meio ambiente, apontando assim, características de suma importância na
Construção Civil.
Além
disso, conscientizar a todos sobre fatores de suma importância em nosso meio,
tais como: economia de água, energia elétrica, entre outros.
Por
conseguinte, nos será possível perceber que a organização das atividades neste
presente projeto, permitirá que os alunos se relacionem com o objeto de ensino –
a sustentabilidade – e, desta forma, avancem em seus conhecimentos, nesse caso,
sobre: a natureza, ecossistema, sustentabilidade, equilíbrio entre o homem e
meio ambiente, preservação da natureza, etc. Além disso, eles compartilham
propósitos estabelecidos pelo professor. Isso deixa claro para eles os
processos que têm de percorrer para realizar determinadas tarefas. Enfim, ao
longo deste projeto, os alunos passarão por diversas etapas e, ao finalizá-las,
poderão analisar o percurso e perceber tudo que foi aprendido – assim haverá
uma assimilação produtiva entre teoria e prática, havendo uma melhor
aprendizagem.
2. Desenvolvimento do Projeto de Intervenção
2.1.
Tema
O
tema trabalhado será: Eco Casa, uma casa totalmente sustentável; conhecida,
também, como a Casa do Futuro.
Para
tal, os alunos construirão uma réplica de uma casa sustentável a partir de
pesquisas, textos, dentro e fora de sala de aula.
2.2.
Justificativa
Este
projeto tem como finalidade fazer com que os alunos do 5º ano desenvolvam seu
raciocínio a partir de situações cotidianas, envolvendo não só uma disciplina,
mas trabalhando a interdisciplinar – Disciplinas a serem trabalhadas: Língua
Portuguesa; Ciências, História, Geografia, Artes. (Favorecendo a
interdisciplinaridade).
Assim,
compreendemos que o trabalho interdisciplinar visa o entendimento global do
mundo em que vivemos, aproximando o aluno cada vez mais da realidade em que
vive.
Serão
trabalhadas atividades que sugerem o desenvolvimento cognitivo para
determinados conteúdos propostos, sempre visando o desenvolvimento da
curiosidade e o gosto de aprender, através da pesquisa.
Além
disso, tal projeto tem a função de abordar um dos temas de suma importância
sobre a Sustentabilidade.
Nosso
alvo será apontar a importância de um mundo mais consciente quanto ao seu meio
ambiente, apontando assim, características de suma importância na Construção
Civil.
Por
conseguinte, baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos
desenvolvidos pelos alunos durante o terceiro bimestre - elaboramos no presente
projeto um plano de atividades que visa à apresentação dos trabalhos de forma
lúdica com atividades que despertem em nossos estudantes, e visitantes, o interesse
pela leitura não só como a busca de informações, mas também como fonte de
diversão e prazer, assim como o conhecimento de elementos sustentáveis na
Construção Civil.
2.3.
Situação Problema
Observando
a realidade mundial, onde os recursos naturais cada vez mais estão escassos,
veio-nos a ideia de trabalhar – por meio de intervenção pedagógica – com a
elaboração de uma casa sustentável.
Com
isso, trabalharemos temas que fazem parte do conteúdo programático de algumas
matérias, sendo elas: Língua Portuguesa; Ciências, História, Geografia, Artes.
(Favorecendo a interdisciplinaridade).
Por
conseguinte, podermos solucionar as dificuldades referentes à temática: como
viver sustentavelmente em harmonia com o meio ambiente.
2.4.
Público Alvo
Os
alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, assim como ao público em geral
(comunidade: pais, etc.) que virá nos prestigiar com sua presença, juntamente à
escola.
2.5.
Objetivos
2.5.1.
Gerais
Promover
o conhecimento, unindo, contudo, a criatividade e a pesquisa ao aprender, além
do trabalho em equipe. A fim de, desenvolver a capacidade de questionamento e
de investigação, fazendo-os interessar-se pelas obras sustentáveis na
construção civil e, também, saber relacionar-se entre, de forma a realizarem
trabalhos em grupo.
2.5.2.
Objetivos específicos
- Envolver os alunos na apresentação de suas produções;
- Promover a leitura para todos os segmentos da comunidade escolar;
- O conviveu em sociedade;
- O entendimento sobre a importância da reciclagem e do cuidado com a natureza, da qual dependemos para nossa sobrevivência;
- Com a construção de uma casa sustentável, os alunos entenderão a importância do reaproveitamento e, deixaram de lado o consumismo desenfreado que cerca nossa sociedade atual;
- Além disso, os alunos, ao realizarem um documentário, verão na prática o conteúdo aprendido teoricamente em sala, e em pesquisas por eles realizadas.
Assim,
ao término do presente projeto, os alunos serão capazes de perceberem que,
muitas das vezes, aquilo que achamos e pensamos ser “lixo”, não o é, e pode ser
utilizado de diversas maneiras – assim haverá uma maior preservação da
natureza. Por outro lado, entenderem a importância da sustentabilidade no mundo
atual.
2.6.
Embasamento teórico
Como
embasamento teórico, trabalhamos com o próprio material de Ciências do 5º ano,
além de consulta a sites que visam a sustentabilidade.
2.7.
Percurso metodológico
O
que envolver como caminhos a serem trilhados para alcançar os objetivos
pretendidos (atividades, estratégias, habilidades, trato interdisciplinar,
envolvimento dos segmentos da escola, construção coletiva).
Desenvolvimento
de uma casa inteiramente sustentável, onde a ideia gira em torno da
Sustentabilidade.
Portanto,
construiremos, na sala de aula, exemplos de casas sustentáveis. Estas possuem
um princípio: economizar de uma maneira onde o planeta seja poupado, mas que
nem por isso nossa vida seja sacrificada em pouco conforto e comodidade. Assim,
em nível de informação, mostraremos que, até mesmo o governo, recentemente,
abriu uma linha de crédito de reforma e construção que possibilita a realização
de um empréstimo pensando em mudanças sustentáveis como, por exemplo,
aquecedores solares.
Outro
elemento que apontaremos é quanto ao uso consciente da água, principalmente
como economizá-las na hora do banho. Esquema como o abaixo ilustrado, onde
notaremos como é fácil e rápido reduzirmos o uso de um elemento primordial para
nossa existência – a água.
Em
suma, a sala de aula se tornará um cenário eco eficiente, onde casas terão
recursos totalmente sustentáveis. Estes são: economia de água, energia
elétrica, entre outros.
2.8.
Recursos
Recursos
Humanos:
Professores e Alunos (5º Ano do Ensino
Fundamental I).
Recursos
Áudio Visuais:
O uso de Televisão e DVD para apresentação de
Documentários realizados pelos alunos.
Recursos Materiais:
Papel
Crepon
EVA
Folhas
de isopor
Tintas
à base d’água
Colas:
para isopor e quente
Isopor
Papel
cartão, ou cartolina
Gliter
e tinta guache
Argila
Materias
recicláveis diversos
2.9. Cronograma de atividades
Primeiramente,
o professor apresentará o tema aos alunos. Isso deverá ser feito de modo a
causar curiosidade nos mesmos.
Assim,
uma boa forma de contextualização do tema é chamar-lhes a atenção e fazê-los
refletir sobre o tema apresentado: Eco Casa. Para isso, perguntas deverão ser
lançadas para entendermos os conhecimentos prévios que os alunos possuem.
O
professor deverá, como intermediário, fazer com que os alunos visualizem as
semelhanças e diferenças que há entre uma casa comum e uma sustentável.
Só
depois deles esgotarem todas as possibilidades possíveis, o professor deverá
guiá-los à proposta real do tema, sendo este a chave da proposta do projeto:
uma Eco Casa é uma casa mais sustentável e permite a preservação dos recursos
naturais, e, além disso, a economia de água e luz.
Desta
forma, eles não apenas terão explicações teóricas, mas verão realmente, na
prática, como isso funcionada – o que para os alunos é bem mais empolgante.
Por
fim, este presente projeto será realizado, a
priori, com o levantamento de pesquisas sobre reciclagem, sustentabilidade,
meio ambiente, etc.
Em
suma, após tais levantamentos, começaremos a divisão dos grupos, para assim
elaborarmos as atividades necessárias, que poderão ser realizadas dentro e fora
de aula.
2.10. Avaliação
De
acordo com o RCNEI (1998, p.157), “a avaliação é um importante instrumento para
que o professor possa obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada
criança, reorientar sua prática e elaborar seu planejamento, propondo situações
capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças”.
Assim,
é fundamental que o professor a realize com atenção e a todo instante. Desde a
apresentação do tema, as perguntas realizas e respostas dos alunos, até a
finalização da explicação e realização do tema. Enfim, a avaliação será desde o
início ao fim. Visando o trabalho coletivo e individual.
Para
isso, será anotado como ponto, que ao fim será somado, elementos como: coleta
de material, pesquisa, montagem e apresentação.
Por
fim, o professor deverá perceber que, ao final da aula o aluno foi capaz de:
entender e apontar as diferenças entre reciclagem e sustentabilidade; saber que
tanto nós, como o meio ambiente – natureza, animais -, necessitam um dos outros,
além de precisarem de um habitat natural; perceberem que nós podemos diminuir
os impactos ambientais com atitudes sustentáveis – no caso deste trabalho, na
construção de uma casa sustentável.
3. Considerações Finais
Como
nos é sabido, o tema da sustentabilidade está cada vez mais popular, não só em
nosso pais, mas também no mundo, além da economia dos recursos naturais, além
da economia de água e luz. Tal tema tem tudo a ver com a escola e, assim, com a
educação, e na situação problema apresentada, repercutiu especialmente nas
ações que envolvem as famílias e consequentemente a sociedade pata a realização
de tal tarefa.
Segundo
Nogueira (2008, p.30), o projeto abriga sonhos, vontade de realizar algo, impulsiona
ações para que se consiga algo muito desejado. Portanto, o projeto é antecedido
de sonhos, vontades, desejos, ilusões, necessidades, etc., fatores que servirão
de impulsionadores ao ato de projetar.
Por
conseguinte, baseando-se na necessidade de expor e valorizar os trabalhos desenvolvidos
pelos alunos durante este projeto, sejam eles de pesquisa, montagem e coleta de
materiais. Com isso, o professor será capaz de:
ü Envolver
os alunos do 5º ano na apresentação de suas produções;
ü Promover
o conhecimento unindo a criatividade e a pesquisa ao aprender. A fim de
desenvolver a capacidade de questionamento, de investigação e oralidade;
ü Promover
a leitura e o conhecimento a todos os segmentos da comunidade e alunos da escola.
Assim,
os alunos entenderão que a natureza, o planeta, depende de nós, e, de igual
forma, nós necessitamos de seus recursos. Isso é um ecossistema sustentável,
onde homem e natureza coabitem em harmonia e ajuda mútua.
4. Referências e Fontes
Apostilas
do curso de Pedagogia da UNIP.
Sites de Pesquisa:
Legal
ResponderExcluirExcelente projeto ..... Muito completo
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