Bem-vindos a Sociedades dos Poetas

Um blog para gente de bom gosto, onde o conhecimento é algo a ser buscado - enquanto estiver vivo!

sábado, 6 de junho de 2009

Quem é você?

Algo a se pensar. A se refletir e temer. A resposta muito das vezes está no meio de uma bifurcação, e o que fazer mediante a dúvida?
Vivemos anos e anos conosco e jamais nos perguntamos quem somos de verdade. Talvez por medo da verdade, ou quem sabe por comodismo? Você já pensou sobre isto?
Filósofos, poetas, antropólogos, romancistas, psicólogos e psicanalistas, crenças e religiões, até a ciência, entre tantas outras áreas que aqui não foram citadas, buscam incessantemente uma resposta para esta lacuna – o homem.
Um pensador –Aristóteles – conta-nos o Mito da Caverna, que nada mais é a luta do homem por respostas... Este responderá a esta pergunta? Psicólogos e psicanalistas dizem – segundo Freud – que o homem é constituído por três partes distintas: ego, superego e ide. Será esta a resposta? Já o cristianismo prega que o homem é a imagem de Deus – o Criador –formado por corpo, alma e espírito, sendo divido em três partes no mesmo ser, como o Pai o é – Pai, Filho e Espírito Santo. É esta a resposta?
Enfim, qual é a sua opinião sobre tudo que foi discutido nesta crítica? Você se conhece de verdade?

3 comentários:

  1. Texto muito interessante... Fez-me pensar em quem sou de verdade. Conclui que realmente não me conhece e temo haver em mim um outro "eu" que não possa controlar!

    ResponderExcluir
  2. Realmente o homem não se conhece mesmo! Já havia parado para pensar sobre isto e posso afirmar que eu não me cnheço! O coração do homem é enganoso...

    ResponderExcluir