Plano de Aula de Produção de Textos - Origami - 7º anos


História do origami
A palavra japonesa Origami é composta por dois caracteres. O primeiro origami deriva do desenho de uma mão e significa dobrar. O segundo, kami, deriva do desenho de seda e significa papel.
A palavra kami também significa espírito e Deus.
A história do Origami pode ser dividida em três grandes períodos.




Durante o período Heian (794-1185) o Origami era um divertimento das classes altas, as únicas que podiam comprar papel, que era um artigo de luxo.
Alguns modelos em Origami foram introduzidos nas cerimónias religiosas (Shinto). Os casamentos eram celebrados com copos de saquê (vinho tinto) dobrados em papel com borboletas, representando a noiva e o noivo. As borboletas fêmea e macho, simbolizavam a união.




Os guerreiros Samurai trocavam, entre si, presentes enfeitados com “noshi”, pedaços de papel dobrados em leque, de várias formas, seguros com faixas de carne seca.


Os mestres das cerimónias de chá recebiam diplomas dobrados de forma especial. Depois de os diplomas abertos estes não podiam voltar à sua forma inicial sem se realizarem outras dobras no papel.
Hoje em dia ainda se utiliza a expressão “Origami Tsuki” que significa “certificado” ou “garantia”, que funcionam como um selo de qualidade, conferindo autenticidade aos documentos de valor. No Período Muromachi ( 1338 – 1576 ) o papel tornou-se um produto mais acessível e o Origami começou a ser utilizado para distinguir as diversas classes sociais, conforme os adornos que as pessoas usavam.


Tsuru é o símbolo do Origami japonês e significa boa sorte, felicidade e saúde.
Inicialmente o Tsuru tinha apenas uma função decorativa, sendo utilizado, por exemplo, nos quartos das crianças. Mais tarde, o Tsuru foi associado às orações, sendo oferecido nos templos, juntamente com orações para pedir proteção.
Atualmente, nas festas de Ano Novo, casamento, nascimento e outras comemorações festivas, a figura do Tsuru está presente nos enfeites ou nas embalagens de presentes.
Veja o manual de instrução abaixo:






Objetivos Educacionais

Nosso objetivo educacional é o aluno. Por conseguinte, nossa principal função, como educadores, é que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura. Para isso, é preciso que existam propósitos definidos e auto atividade reflexiva dos mesmos.
De tal forma, a autêntica aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior deste que o impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. Eis, para nós, a importância do ensino-aprendizagem:

1. Aprimorar o desempenho do aluno na produção textual oral e escrita, adequadas ao ensino fundamental II.
 2. Apontar a eficiência da metodologia de Bernard Schneuwly, aprimorando a competência do aluno para um melhor desempenho textual oral e escrito, tanto na vida como na escola.
3. Diferenciação de Narrativas e outros gêneros literários.

Neste trabalho, os alunos realizaram a sequencia didática DESCREVER/PRESCREVER AÇÕES ou  INSTRUIR (Manual de instrução).
Finalizamos este trabalho na construção de um lindo Mural, onde cada aluno colou seu origami e ensinou à turma como montá-lo.

















Plano de ensino de Gêneros Literários
Para o ensino de redação


CAPACIDADES DE LINGUAGEM
GÊNEROS DISCURSIVOS/TEXTUAIS
ARGUMENTAR
Carta de reclamação/ Carta de solicitação
Editorial
Textos de opinião/ Texto expositivo etc.
EXPOR
Artigo enciclopédico
Comunicação oral
Exposição oral
Resumo de texto expositivo ou explicativo
Diário íntimo
Notícia
Relato de experiência
NARRAR
Ficção científica
Novela
Romance
Epopeia
Biografia
                                       Autobiografia
                                        Lenda
                                        Fábula
                                    Contos de fada
DESCREVER/PRESCREVER AÇÕES
ou  INSTRUIR
                                      Regras de jogo
                                   Receita
                                    Regulamento
                                   Manual de instrução



Comentários

Postagens mais visitadas