Plano de ensino de um Gênero - Texto Publicitário - Anúncio






Série: 7º ano             
Nível: Ensino fundamental II
Nome da professora responsável: Fabiane Mathias F. Senday


I. Ementa

Estudo realizado mediante aos tipos de discurso sob a perspectiva da tradição e, através da nova metodologia proposta por Bernard Schneuwly, ao qual aborda a importância da aprendizagem –na escola – através de textos, pois a comunicação se dá a partir desta prática – produção de textos orais e escritos. Entretanto, terá o desenvolvimento da competência do aluno para o aprimoramento de seu desempenho nas mais diversas situações de comunicação.

II. Objetivos Educacionais:

Nosso objetivo educacional é o aluno. Assim, nossa principal função, como educadores, é que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura, e para isso, é preciso que existam propósitos definidos e auto atividade reflexiva dos alunos. Deste modo, a autêntica aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e se mostra empenhado em aprender, isto é, quando está motivado. É a motivação interior do aluno que impulsiona e vitaliza o ato de estudar e aprender. Contudo, para nós, a importância do ensino-aprendizagem.

1. Aprimorar o desempenho do aluno na produção textual oral e escrita, adequadas ao ensino médio.
    2. Apontar a eficiência da metodologia de Bernard Schneuwly, aprimorando a competência do aluno para um melhor desempenho textual oral e escrito, tanto na vida como na escola.
3. Diferenciação de Narrativas e outros gêneros literários – textos publicitários - anúncios.

III. Capacidades a serem adquiridas:

Tais capacidades a serem adquiridas são as habilidades do estudo do gênero proposto – conto –ao qual desenvolve no aluno a verbalização parcial do processo de escrita. Com isso, deve-se ensinar a ler e escrever.

IV. Conteúdo Programático:

1º Aula:

   Conceito de texto e tipologias textuais segundo a tradição no ensino de Língua Portuguesa. Seguindo a ideia de anúncio.

2º Aula:

  Elaboração de anúncios realizados pelos alunos. Estes deverão vender a si mesmo (ou seja, falar de suas qualidades e defeitos. Não deverão colocar o nome no papel. Ao final da atividade, cada aluno entregará o seu anúncio ao professor que, por sua vez, os colarão na lousa. Ele sorteará o nome de alguns alunos que escolherão um anúncio e o lerá para a turma, a fim de descobrir quem escreveu).

IV. Quadro resumo:

DISCURSOS (FORMAÇÕES DISCURSIVAS/ DOMÍNIO DISCURSIVO)
GÊNEROS DO DISCURSO/GÊNEROS
TEXTUAIS
JORNALÍSTICO
Notícia
Reportagem
Editorial
Crônica
Tirinha
Entrevista


LITERÁRIO
Conto/ Crônica
Romance/ Novela
Poema
Tragédia/ Comédia
Diário
Fábula/ Lenda
Epopeia
Biografia/ Autobiografia
ELETRÔNICO/DIGITAL
Chat/bate papo virtual
E-mail/endereço eletrônico
Blog
Banner
PUBLICITÁRIO
Anúncio
Cartaz
Panfleto
COTIDIANO
Conversação e seus tipos
Bilhete
Diário
Convite








Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas